A solenidade de abertura da 4ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) ocorreu na manhã desta terça-feira, 3, com a apresentação da mensagem anual do governador do Estado ao Parlamento tocantinense. O ato também marcou o início oficial das atividades legislativas em 2026, com a retomada das sessões plenárias, das reuniões das comissões permanentes e das demais atividades parlamentares.
A leitura do documento foi feita pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, que apresentou aos deputados e deputadas o balanço das ações governamentais e dos resultados alcançados no exercício de 2025, além das principais diretrizes e ações previstas para este ano.
Na mensagem, o governador destaca que, ao longo de 2025, o Tocantins enfrentou circunstâncias adversas no plano institucional, as quais foram superadas com o restabelecimento da estabilidade político-institucional e da continuidade administrativa do Estado.
Ainda na mensagem, o chefe do Executivo afirma que o Tocantins é um Estado em permanente processo de consolidação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, à ampliação da infraestrutura, ao fortalecimento dos serviços essenciais e à promoção da cidadania.
O documento evidencia a continuidade administrativa e a entrega de resultados em áreas como economia e produção, geração de emprego e renda, sustentabilidade fiscal e investimentos, credibilidade e governança, serviços essenciais e obras estruturantes, além de apresentar indicadores alcançados na Educação, Saúde e Segurança Pública.
A exemplo do setor de economia e produção, citou estimativa de Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 80,9 bilhões em 2025 e perspectiva de novo recorde na safra 2025/2026, com produção estimada de 9,5 milhões de toneladas de grãos.
Ao concluir, o governador reafirmou o compromisso firmado desde o início do meu Governo: “governar com responsabilidade, transparência e dedicação ao interesse público, em permanente diálogo com os Poderes do Estado e com as demais instituições públicas, com foco no desenvolvimento e no bem-estar da população tocantinense, tendo o equilíbrio fiscal e a responsabilidade social como âncoras da ação governamental”.




