55.3 F
Nova Iorque
domingo, agosto 23, 2026

PF deflagra segunda fase da Operação Pacto de Concreto em Porto Nacional

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (17), a segunda fase da Operação Pacto de Concreto, que apura supostas irregularidades em contratos públicos firmados pela Prefeitura de Porto Nacional. A investigação mira crimes de fraude em licitação, desvio de recursos e associação criminosa.

Nesta etapa, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Palmas, Porto Nacional e Imperatriz (MA), além de duas ordens de afastamento de servidores municipais. Os nomes dos afastados não foram divulgados.

Segundo a PF, o inquérito aponta que servidores municipais, em conluio com particulares, direcionavam processos licitatórios para favorecer determinadas empresas, possibilitando o superfaturamento de contratos públicos. Os investigados podem responder por frustração ao caráter competitivo de licitação, peculato, desvio e associação criminosa, crimes que, juntos, podem resultar em até 23 anos de prisão, além de multa.

Primeira fase

A primeira fase da operação ocorreu em fevereiro de 2025 e revelou indícios de que empresas ligadas a um mesmo grupo familiar simulavam concorrência para obter contratos públicos. Apesar de apresentarem orçamentos distintos para compor preços de referência, elas compartilhavam endereço, contador e telefone, além de subcontratarem umas às outras.

Na ocasião, o esquema teria superfaturado contratos que somam mais de R$ 15 milhões. Dois suspeitos foram presos em flagrante com armas e munições.

A Prefeitura de Porto Nacional, na época, afirmou que os contratos investigados, referentes à construção de pontes nos córregos Manuel Corrêa e Prata, somavam R$ 683 mil e haviam sido celebrados dentro da legalidade e com valores compatíveis ao mercado.

Fonte: G1 Tocantins

Últimas Notícias

STF impõe nova derrota ao Estado do Tocantins, confirma vitória unânime de candidata da PMTO e majora honorários

Primeira Turma rejeita por unanimidade Agravo Regimental do Estado,...

O Melhor da Amazônia entrevista Dorinha e principais lideranças durante agenda política em Aragominas

A candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha (União...

Em Lagoa da Confusão, Vicentinho defende Estado parceiro de quem produz

O candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, esteve...

Veja também