55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, março 16, 2026

Produtores têm até dia 20 para se cadastrar no Compra Direta

O prazo para entidades se encerra na próxima sexta-feira, dia 16. Para fazer o cadastro, é necessário dirigir-se à Secretaria do Desenvolvimento Econômico

Credito Leila Mel-Ascom (R13A)Os produtores rurais devem ficar atentos aos prazos da Prefeitura de Araguaína. Esta é a última semana para que eles possam se cadastrar no Programa Compra Direta 2015. O cadastro pode ser feito na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, à Rua 25 de Dezembro, no Centro. O período de cadastro vai até o dia 20 de janeiro de 2015. Já as instituições que recebem as doações do programa têm até sexta-feira, 16, para também se cadastrar.

 O objetivo é que os agricultores cadastrados forneçam alimentos para o programa, que, após adquiridos pelo Compra Direta, beneficiarão a mais de 90 instituições da cidade, entre escolas e creches municipais e entidades socioassistenciais, como a Casa Tranoi e Casa do Idoso.

Documentação

 Para fazer o cadastro como produtor é necessário a seguinte documentação: cópia da identidade, CPF, Título Eleitoral, PIS/PASEP/NIS e o extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf. Além disso, os fornecedores individuais devem fazer uma relação de quantos quilos poderá entregar do produto no próximo ano, no limite de até R$ 6.500,00/ano em alimentos.

 As entidades têm que apresentar cópias do Estatuto, ata da diretoria, documentos pessoais do presidente (RG e CPF) e, se houve alterações recentes na diretoria, cópia da última ata. Em caso de entidades sociais, as instituições devem também apresentar a cópia do registro Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 O levantamento é necessário para saber quais novos produtores possuem produtos para a venda e qual a quantidade. “Os recursos do Ministério para a próxima compra são baseados nesse cadastro, por isso ele é imprescindível”, disse o prefeito Ronaldo Dimas, acrescentando que a Prefeitura está preocupada com a segurança alimentar e nutricional da cidade, além de garantir a renda aos agricultores familiares.

 Produtos

Após o cadastro, a Prefeitura terá uma noção de quanto vai movimentar. No final de novembro, o Ministério destinou cota de R$ 1,045 milhão para 2015. A chamada pública, publicada no Diário Oficial do Município no dia 28 de novembro, definiu os seguintes alimentos a serem fornecidos: frutas, verduras, legumes, peixes, ovos, grãos, cereais, frango caipira melhorado, polpa de frutas, pão caseiro, carne suína, mel e derivados do leite.

 “Queremos que a maioria dos agricultores familiares de Araguaína seja incluída no Compra Direta que tem uma lógica muito simples e que efetivamente funciona. Adquirimos alimentos e os repassamos às entidades assistenciais que ofertam alimentação de qualidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade”, analisou o prefeito Ronaldo Dimas. “Creches, asilos, associações beneficentes, cozinhas comunitárias e escolas municipais são as principais beneficiadas com os alimentos adquiridos atualmente pelo programa na cidade”, enumerou Ronaldo.

 Compra Direta

A inscrição é um dos requisitos para que os produtores façam parte do programa, fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal e a Prefeitura de Araguaína.

 Voltado para agricultura familiar, o Compra Direta representa um grande benefício para os produtores rurais do Município, pois é a certeza da comercialização dos seus produtos a preços justos. Além disso, o programa contribui para a redução da desnutrição alimentar nas camadas mais carentes da população.

 Mais informações podem ser obtidas através do telefone (63) 3414-7457.

 

Últimas Notícias

Ministro do STF Flávio Dino extingue aposentadoria compulsória como punição a magistrados

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lucas Campelo confirma permanência no União Brasil e descarta mudança para partidos fora da base do governo

O pré-candidato a deputado federal Lucas Campelo confirmou que...

Receita Federal anuncia restituição automática do Imposto de Renda para contribuintes que não entregarem declaração

Contribuintes que tiveram pequenos valores de Imposto de Renda...

Veja também