back to top
domingo, outubro 19, 2025

Cooperativas realizam mais de mil atendimentos em Araguaína

SONY DSCForam horas de livre recreação, atividades educativas e de orientação promovidas pelas cinco cooperativas de Araguaína empenhadas na realização do Dia de Cooperar, o Dia C. A mobilização aconteceu no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, CAIC, na manhã do sábado (06) e envolveu mais de 200 voluntários nas ações. A estimativa em Araguaína é de que cerca de 300 crianças tenham passado pelo evento, somando mais de 1000 atendimentos.

A Unimed Araguaína, a Unicred, a Cooperativa dos Transportes Autônomos de Passageiros de Araguaína (Cooperlota), a Cooperativa dos Produtores do Vale do Araguaia (Valecoop) e a Cooperativa de Moto Táxi (Coopermoto) somaram esforços em Araguaína na programação e execução do Dia de Cooperar, que teve início com apresentação do coral Lions-Unimed, com músicas que falam de amor e solidariedade.

Para o presidente da Unimed e representante da Unicred, Dr. Luiz Carlos Oliveira, o propósito é estimular o sentimento de generosidade nas pessoas beneficiadas pela ação. “Nós precisamos mostrar que um trabalho feito em grupo, de forma cooperada, pode chegar a várias pessoas”. Opinião semelhante à da representante da OCB em Araguaína, Gianna Machado, que enfatizou a realização do evento em todo o Brasil. “Hoje, uma grande comemoração uniu diversas cooperativas de Norte a Sul do Brasil. E é agregando o trabalho voluntário e participativo que vamos conseguir alcançar a meta de beneficiar mais 1,4 milhões de pessoas em todo o país”.

As diversas atividades oferecidas puderam ser aproveitadas por todos. A recreação com pula-pula, escorregador, teatro de fantoche e jogos cooperados prenderam a atenção e o entusiasmo dos pequenos. Na parte das ações voltadas para educação e orientação, profissionais da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal fizeram palestras sobre drogas e trânsito. Para os pais, a equipe da saúde promoveu atendimentos de aferição de pressão e teste de glicemia. Teve também oportunidade para quem quis cuidar da beleza ou fazer pinturas no rosto.  

O presidente da Cooperlota, David Silva, considerou o resultado gratificante. “Trabalhar com crianças é a oportunidade de ensinar a elas que juntos somos mais em prol do bem comum”. Houve também a distribuição de pipoca, algodão doce, picolé e brindes. Para quem esteve envolvido diretamente na execução das atividades, o sentimento de satisfação é unânime. “Ver a alegria das pessoas com algo que nós podemos oferecer é compensador”, contou uma das voluntárias, Patrícia Alves.

A iniciativa dessa integração social é do Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), em parceria com as unidades estaduais e cooperativas de todo o Brasil.

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares