55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, março 11, 2026

Governo abre licitação para construção de oito matadouros em municípios tocantinenses

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), divulgou a abertura de licitação para construção de oito Matadouros Frigoríficos de Bovinos, com área total de 838,60m², para os municípios de Ananás, Araguanã, Arapoema, Barrolândia, Campos Lindos, Novo Acordo, Ponte Alta do Bom Jesus e Wanderlândia. O recurso faz parte do acordo de empréstimo do Governo do Estado com o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento no âmbito do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

A licitação está aberta a todos os concorrentes oriundos de países elegíveis do Banco. As propostas deverão ser entregues na Superintendência de Licitação de Obras e Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf), até as 9 horas do dia 7 de fevereiro de 2018 (data do encerramento da apresentação de propostas) acompanhadas de Garantias de Proposta no valor de R$ 65.842,00 para cada lote e serão abertas às 9 horas do mesmo dia, na presença dos interessados que desejarem assistir à cerimônia de abertura. O Concorrente poderá apresentar proposta individualmente ou como participante de um Consórcio.

De acordo com o diretor de Gestão de Projetos da Seagro, Thiago Dourado, a escolha dos municípios a serem beneficiados com a construção dos matadouros foi feita com base em critérios de viabilidade como sanidade, suficiência de rebanhos, demanda de abate condizente com a capacidade dos matadouros, compras institucionais, Compra Direta e Programa Nacional de Alimentação em Escolas (PNAE), garantia de comercialização, processo de abate certificado com o Serviço de Inspeção Municipal, entre outras normas.

Segundo o diretor, a construção dos matadouros municipais gera impacto direto na segurança alimentar e consequentemente na saúde da população. “Atualmente 80% dos municípios tocantinenses não possuem matadouros frigoríficos e o abate é feito clandestinamente em condições precárias, oferecendo riscos à saúde da população”, apontou.

Benefícios

Para o Secretário da Agricultura, Clemente Barros, os matadouros instalados vão gerar benefícios nas cinco fases da cadeia produtiva, como a geração de serviços e venda de insumos; melhoria das pastagens com os serviços de extensão rural, implantação de indústrias e geração de empregos no beneficiamento da carne; crescimento da logística; aperfeiçoamento sanitário e aumento da demanda por captação de transporte do gado das fazendas para as indústrias e da carne beneficiada e inspecionada, para os mercados e  açougues.

Processo

De acordo com o diretor de Projetos da Seagro, Thiago Dourado, seguindo a metodologia do Banco Mundial, no primeiro momento, foram elaborados os projetos de construção, em seguida realizadas vistorias nas áreas destinadas pelas prefeituras, verificando se obedecem às normas sociais e ambientais exigidas. “Concluídas as exigências nos projetos, nos terrenos para construção e assinados os contratos, o passo seguinte foi o de licitação para construção dos empreendimentos”.

PDRIS

É uma das principais fontes de recursos para investimentos no Estado, que dispõe do total de US$ 300 milhões financiados pelo Banco. O PDRIS beneficia 72 municípios tocantinenses e busca contribuir para a melhoria da competitividade e da integração regional, promovendo a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. Além disso, fomenta a eficácia do transporte rodoviário e dos serviços públicos em apoio ao desenvolvimento integrado e territorialmente equilibrado do Estado.

Os executores do PDRIS são: Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Secretaria de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf); Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto); Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Mulher no agro: trajetória de produtora no Tocantins destaca protagonismo feminino no cooperativismo

A presença feminina no agronegócio brasileiro cresce ano após...

Governador Wanderlei Barbosa embarca em missão no Paraguai para encontro do BID com líderes de 48 países

Chefe do Executivo viaja nesta nesta terça-feira, 10, para Assunção,...

STF inicia julgamento de deputados do PL acusados de cobrar propina para liberação de emendas parlamentares

Escreva um titulo  padrão grandes portais de noticias    A...

Veja também