back to top
segunda-feira, outubro 20, 2025
100%
Com você

Tocantins adota Carteira Nacional de Habilitação Digital

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) conquistou a certificação para adoção da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), a versão digital da CNH impressa, e com isso o Tocantins passa a ser o terceiro estado, além do Distrito Federal, a dar um salto que o coloca na posição de vanguarda em se tratando de tecnologia para a segurança do sistema e comodidade para o condutor. A certificação foi dada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para o presidente do órgão estadual, coronel Eudilon Donizete Pereira, o avanço gera posição de destaque para os investimentos do governo em tecnologias e mão de obra qualificada em benefício dos cidadãos.

A solicitação do Detran para a obtenção da certificação no Denatran faz algum tempo. O presidente Eudilon Donizete foi a Brasília, sede do Departamento Nacional, para o diálogo e estreitamento das informações acerca da novidade. “Estávamos prontos para atender o tocantinense com esse serviço e agora podemos começar o ano com essa novidade para o cidadão em nosso sistema”, disse o presidente.

Para obter a CNH-e, o condutor deve ter a carteira de habilitação impressa com o Quick Response Code (QR Code), pois o formato armazena dados dentro do sistema criptografado de acesso às informações. Em seguida ele precisa acessar o portal www.serpro.gov.br e preencher o formulário de solicitação. “O usuário vai receber email enviado pelo Serpro [Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal] para criação de senha. O próximo passo é vir ao balcão de atendimento do Detran para confirmar os dados, trazendo junto um comprovante de endereço. Com tudo certo, ocorre a liberação da CNH-e”, explicou Túlio Milhomem, gerente de Tecnologia da Informação do Detran.

O usuário precisa ainda, baixar em seu smartphone, a partir do Google Play ou App Store, o aplicativo CNH Digital, para abrir o documento que substitui a versão impressa da carteira de motorista. “Desta forma, o condutor não terá a necessidade carregar a CNH impressa, ou seja, basta estar com a digital no telefone celular para caso de necessidade em fiscalização”, ressaltou o gerente.

Contudo, a apresentação da CNH, seja impressa ou digital, é obrigatória. A falta do documento gera multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e a retenção do veículo.

Outro alerta aos cidadãos é quanto ao uso da CNH como forma de identificação pessoal. Túlio destaca que, para quem vai viajar de avião, deve manter o formato impresso para apresentação no guichê da companhia aérea, por exemplo, pois o formato digital ainda não é aceito em substituição ao documento de identidade (RG).

O QR Code na habilitação começou a funcionar em maio do ano passado. Quem não tem essa versão deve solicitar um novo documento no órgão de trânsito. “A versão com o QR Code é opcional e tem custos para o interessado”, disse Túlio Milhomem. “Com o QR Code, o agente de trânsito, em momento de fiscalização, vai ter acesso às informações do condutor de forma mais rápida e segura”, completou.

É determinação do Denatran, concluir o processo de implantação da CNH Digital até fevereiro deste ano.

Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares