55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 7, 2025

UE exigirá passaportes biométricos para levantar regime de vistos com a Turquia

A União Europeia exigirá a emissão de passaportes biométricos para cidadãos turcos em viagens de curto prazo para o bloco como parte do acordo de liberalização de vistos com Ancara, segundo afirmou uma fonte diplomática da UE à RIA Novosti nesta quinta-feira (17).
A fonte, não identificada, observou que o processo de liberalização de vistos condicionado à exigência de passaportes biométricos foi uma das concessões de Bruxelas em troca da ajuda da Turquia para limitar o número de imigrantes na Europa.

Os dois lados deverão forjar na reunião do Conselho Europeu (17 e 18 de março) o acordo provisório que estabelece o envio de imigrantes em situação irregular na Europa de volta para a Turquia e, ao mesmo tempo, o envio de refugiados sírios em situação legal da Turquia para a Europa.

Em troca, a União Europeia comprometeu-se a fornecer um total de três bilhões de euros (mais de US$ 3,3 bilhões) para ajudar Ancara a lidar com os refugiados, com uma eventual atribuição adicional de 3 bilhões de euros.

O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, disse antes da cúpula que a Turquia já cumpriu 35 dos 72 requisitos para o levantamento do regime de vistos.

http://br.sputniknews.com/

Últimas Notícias

Governo cria comissão para avaliar gestão interina e garantir continuidade dos serviços

O governador Wanderlei Barbosa determinou a criação de uma...

Governador promove reestruturação e define nova cúpula do Governo do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa deu início, nesta sexta-feira (6),...

Ex-deputado Lázaro Botelho recebe Medalha do Mérito Eleitoral do Pará 2025 em Belém

O ex-deputado federal do Tocantins, Lázaro Botelho, foi um...

Câmara Municipal de Araguaína recebe Selo Diamante de Transparência

O presidente Max Fleury recebeu, durante a sessão desta...

Veja também