55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 24, 2025

Secretaria da Agricultura e MAPA incentiva agricultores beneficiamento da mandioca em Dia de Campo

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), incentiva a produção de mandioca, em Dia de Campo, a partir das 9 horas, na Fazenda Rio Jordão, Projeto de Assentamento, Remanchinho, município de Tupiratins.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção desse importante alimento vem crescendo no Tocantins, contamos com mais de 15 mil hectares de área plantada, produção de aproximadamente 240 mil toneladas e uma produtividade  média em mais de 16 mil quilos por hectare.
Para a Gerente de Agricultura da Seagro, Eliane Lagares, o dia de campo é fundamental para incentivar os produtores sobre a importância dessa raiz na alimentação e na geração de renda. “A mandioca e seus derivados são apreciados na culinária e pode ser consumida de muitas maneiras. Em forma de farinha, fécula, cozida, frita, em bolos e para fazer a tapioca, uma iguaria de sucesso, podendo ainda ser utilizada na alimentação animal”, ressaltou.
Programação
Na programação de 9h as 13h00, consta uma oficina de boas práticas no beneficiamento da mandioca, ministrada pela engenheira de Alimentos da Seagro, Verônica França.
Parceiros
Prefeitura de Tupiratins, por meio da Prefeita Filó Coelho, Prefeitura de Cariri do Tocantins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e MAPA.

A ação faz parte do convênio entre a Secretaria da Agricultura e o Mapa

Últimas Notícias

Decreto reconhece cultura gospel como manifestação cultural nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta...

Defesa pede internação de Bolsonaro e cirurgia é marcada para quinta-feira em Brasília

Escreva uma titulo  estilo portal  de noticias A defesa de...

Lei de Jorge Frederico impõe multa de até R$ 10 mil por abandono de animais

O Tocantins deu mais um largo passo na causa...

Veja também