sábado, outubro 25, 2025

sábado, outubro 25, 2025

Tocantins imuniza 99,26% do rebanho contra febre aftosa

O resultado da vacinação contra febre aftosa foi anunciado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) na manhã desta quarta-feira, 25. O índice alcançado foi de 99,26%, bem além do atingido na campanha de maio do ano passado que foi de 99,14%, e ainda superou a meta estipulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa, que é de 90%. A Campanha foi realizada de 1º a 31 de maio com a expectativa de vacinar mais de 8 milhões de bovinos e bubalinos.

Dos 139 municípios existentes no Estado, 51 atingiram o índice de 100% do rebanho vacinado. Hoje os municípios que tem o maior número de animais são Araguaçu com 292.561, em segundo lugar vem Araguaína com 225.812, Formoso do Araguaia com 218.808, Peixe com 186.073 e na sequencia Pium com 160.032. Já a cidade que conta com menor número de bovinos e bubalinos é Rio da Conceição com 1.237 animais.

De com o gerente do Programa Estadual da febre aftosa, João Eduardo Pinto Pires, o resultado da vacinação é excelente, mesmo assim, para o restante dos animais que não foram vacinados que chegam a 0,74%, os seus proprietários serão notificados e autuados. “Faremos o agendamento da vacinação porque queremos 100% do rebanho imunizado até a próxima etapa realizada em novembro”, afirma acrescentando que na Ilha do Bananal a vacinação será realizada de 1º de agosto a 30 de setembro.

Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, a Agência e os produtores rurais mais uma vez contribuíram com a manutenção da condição do Estado livre de febre aftosa com vacinação. “Com isso fortalecemos nossas ações e fomentamos a economia do Estado, além de abrir novos mercados consumidores de carnes”, disse.

II Etapa A segunda etapa de vacinação contra a doença ocorre entre 1º a 30 de novembro. Neste período a vacinação é parcial, portanto, apenas os animais com até 24 meses declarados em maio receberão a dose da vacina.

Dinalva Martins/ Adapec

Últimas notícias

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Após requerimento de Jorge Frederico, Procon realiza megaoperação contra bebidas adulteradas no Tocantins

Após a suspeita de intoxicações por metanol em bebidas...

PF apreende grande carga de cocaína em pista clandestina e prende cinco pessoas em Arraias

Uma operação da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão...

Artigos Relacionados

Categorias populares