55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 9, 2025

Presidente do TRE-TO reafirma compromisso de combate à desinformação e vigilância contra candidaturas fictícias nas eleições de 2024

Ao assinar a Carta de Belo Horizonte, com as deliberações do 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), realizado na capital mineira, entre 4 e 5 de abril, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), João Rigo Guimarães, firmou compromissos importantes em relação às eleições de outubro deste ano.

As principais são: reafirmar o compromisso de combater à desinformação, de maneira célere e eficiente, fazendo cumprir a legislação, que todos reafirmam o compromisso de se manterem vigilantes contra o uso de candidaturas fictícias no pleito de 2024 e que atuem no sentido de garantir aos juízes eleitorais e servidores a segurança institucional, para que possam conduzir as eleições com tranquilidade.
As deliberações realizadas durante o Coptrel são consignadas em uma Carta, assinada ao final dos eventos e leva o nome da cidade onde é realizado o encontro.
Providências
O TRE-TO possui um plano de enfrentamento à desinformação. A iniciativa foi apresentada recentemente pelo desembargador João Rigo Guimarães aos membros da Corte. Em relação à atuação de integrantes da Justiça Eleitoral tocantinense, no último dia 8 de março, o presidente e o vice do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, se reuniram com juízes eleitorais, chefes de cartório e servidores para alinhamento de todos os aspectos relacionados ao pleito de outubro.
Povos originários
No encontro em Belo Horizonte, na última semana, o presidente do TRE-TO apresentou o programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, reconhecido nacionalmente como referência no âmbito da Justiça Eleitoral. Após a fala do presidente, foi exibido um vídeo institucional que mostrou as ações do programa, levando acessibilidade e inclusão em várias aldeias de diferentes etnias do Tocantins. A iniciativa do TRE-TO foi enaltecida por regionais de todo o país, o que mostra, mais uma vez, o alcance nacional do programa. Assista ao vídeo clicando aqui.
Ministra presente
A vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, participou do 84º Coptrel. Ela falou na manhã desta sexta-feira (5) aos desembargadores presidentes dos tribunais regionais eleitorais do país. Próxima presidente do TSE, ela apresentou as diretrizes e expectativas da Justiça Eleitoral para as Eleições 2024.
Ressaltando a importância deste encontro de presidentes dos TREs, faltando seis meses para as eleições municipais de 2024, a ministra, que presidirá o TSE nas eleições de 2024, foi enfática ao mencionar o compromisso da Justiça Eleitoral com a confiabilidade, lisura e segurança de todo o processo eleitoral.

Últimas Notícias

Parceria entre Gipão e gestão municipal resulta em obras que mudam a realidade de Piraquê

O município de Piraquê recebeu neste sábado (06) um...

Delegação do Tocantins reforça atuação parlamentar em debates na 28ª Conferência da Unale

Ao longo de três dias, os deputados estaduais do...

Governo publica novas regras da CNH: Autoescola deixa de ser obrigatória e custo pode cair até 80%

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação...

Pautas de segurança e tensões institucionais dominam a semana no Congresso Nacional

Duas matérias consideradas estratégicas pelo governo federal prometem movimentar...

Veja também