55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 9, 2025

MPE quer saber se as barragens do Projeto Rio Formoso cumprem normas de segurança

As três barragens de água destinadas à irrigação no Projeto Rio Formoso serão investigadas pelo Ministério Público Estadual (MPE). Nesta quarta-feira, 30, a Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia Alto e Médio Araguaia instaurou Inquérito Civil Público com a finalidade de verificar se as barragens Calumbi I, Calumbi II e Taboca, situadas no município de Formoso, obedecem às normas estipuladas pela Política Nacional de Segurança de Barragens.

Segundo o relatório elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA), as referidas barragens são classificadas com nível de Dano Potencial Alto ou Categoria de Risco, pois apresentam “estruturas comprometidas e parcialmente inoperantes, surgências e infiltrações nas taludes, vegetação generalizada, equipe e sistema de monitoramento insuficientes”.

O Promotor de Justiça Rui Gomes Neto argumenta que a exemplo do ocorrido no Estado de Minas Gerais, caso houvesse a ruptura das barragens, estas causariam enormes danos, afetando não somente o meio ambiente, mas também toda a população da região.

A fim de instruir o procedimento, o Promotor de Justiça requisitou do Naturatins que, no prazo de 10 dias úteis, encaminhe informações acerca dos empreendedores, dados técnicos referentes à implantação, plano de ação de emergência, cópias de pareceres técnicos das fiscalizações, entre outras. Já à ANA foi requisitado o relatório circunstanciado da situação atual das barragens. (Denise Soares)

Últimas Notícias

Parceria entre Gipão e gestão municipal resulta em obras que mudam a realidade de Piraquê

O município de Piraquê recebeu neste sábado (06) um...

Delegação do Tocantins reforça atuação parlamentar em debates na 28ª Conferência da Unale

Ao longo de três dias, os deputados estaduais do...

Governo publica novas regras da CNH: Autoescola deixa de ser obrigatória e custo pode cair até 80%

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação...

Pautas de segurança e tensões institucionais dominam a semana no Congresso Nacional

Duas matérias consideradas estratégicas pelo governo federal prometem movimentar...

Veja também