55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, abril 21, 2026

MPE quer saber se as barragens do Projeto Rio Formoso cumprem normas de segurança

As três barragens de água destinadas à irrigação no Projeto Rio Formoso serão investigadas pelo Ministério Público Estadual (MPE). Nesta quarta-feira, 30, a Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia Alto e Médio Araguaia instaurou Inquérito Civil Público com a finalidade de verificar se as barragens Calumbi I, Calumbi II e Taboca, situadas no município de Formoso, obedecem às normas estipuladas pela Política Nacional de Segurança de Barragens.

Segundo o relatório elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA), as referidas barragens são classificadas com nível de Dano Potencial Alto ou Categoria de Risco, pois apresentam “estruturas comprometidas e parcialmente inoperantes, surgências e infiltrações nas taludes, vegetação generalizada, equipe e sistema de monitoramento insuficientes”.

O Promotor de Justiça Rui Gomes Neto argumenta que a exemplo do ocorrido no Estado de Minas Gerais, caso houvesse a ruptura das barragens, estas causariam enormes danos, afetando não somente o meio ambiente, mas também toda a população da região.

A fim de instruir o procedimento, o Promotor de Justiça requisitou do Naturatins que, no prazo de 10 dias úteis, encaminhe informações acerca dos empreendedores, dados técnicos referentes à implantação, plano de ação de emergência, cópias de pareceres técnicos das fiscalizações, entre outras. Já à ANA foi requisitado o relatório circunstanciado da situação atual das barragens. (Denise Soares)

Últimas Notícias

Rastreabilidade bovina ganha destaque na Agrotins 2026 e já é pilar na atuação da Novilho Precoce Tocantins

Tema da feira reforça prática que vem sendo antecipada...

Seminário do Sebrae traz Cafu para debater gestão e liderança em Palmas

Segunda edição de Jogada de Líder propõe reflexões práticas...

Governador assina obras da Unitins em Augustinópolis e da TO-010 em Araguatins nesta quarta-feira

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assina nesta quarta-feira...

Veja também