55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 9, 2025

Judiciário autoriza compra de equipamentos para o Lacen de Araguaína

Através do Despacho 42 788/2020, o juiz Manuel de Faria Reis Neto autorizou, nesta sexta-feira (24/7), a compra de equipamentos, no valor de R$ 212.337,00, para o Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (Lacen/TO), com a utilização de valores oriundos das penas de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo nas ações criminais.

A solicitação foi feita pelo promotor de justiça Argemiro Ferreira Neto, que justificou ser inquestionável a necessidade de estruturação do Lacen de Araguaína, “tanto por ser cidade referência para a região do médio norte do Tocantins, como pelo fato de ser a região que, epidemio logicamente, mais tem preocupado as autoridades de saúde do Estado”.

O juiz Manuel de Faria Reis Neto determinou que os materiais sejam adquiridos junto às empresas responsáveis pela entrega em menor tempo e valor, de acordo com as propostas orçamentárias apresentadas no processo, sem que haja qualquer adicional de frete até o Laboratório de Saúde Pública de Araguaína. E no ato da entrega, deverá estar presente um representante do Poder Judiciário ou Ministério Público local, para recebimento da mercadoria.

Verbas de prestação pecuniária

A compra dos equipamentos com verbas oriundas das penas de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo nas ações criminais, para a adoção das medidas indispensáveis para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19) no Estado, consta na Portaria n.º 571/2020, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e corregedor-geral de Justiça, desembargador João Rigo Guimarães.

O juiz Manuel Faria Reis Neto foi designado para gerir a demanda a ser atendida por esses recursos, e o Ministério Público será ouvido previamente em todas as fases do procedimento, inclusive no julgamento das contas, observando-se a urgência que o caso requer.

Texto: Mara Roberta / Foto: Divulgação

Comunicação TJTO

Últimas Notícias

Parceria entre Gipão e gestão municipal resulta em obras que mudam a realidade de Piraquê

O município de Piraquê recebeu neste sábado (06) um...

Delegação do Tocantins reforça atuação parlamentar em debates na 28ª Conferência da Unale

Ao longo de três dias, os deputados estaduais do...

Governo publica novas regras da CNH: Autoescola deixa de ser obrigatória e custo pode cair até 80%

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação...

Pautas de segurança e tensões institucionais dominam a semana no Congresso Nacional

Duas matérias consideradas estratégicas pelo governo federal prometem movimentar...

Veja também