segunda-feira, setembro 15, 2025

Governo limita gastos mensais da administração pública federal

As despesas correntes de caráter inadiável do Poder Executivo passarão a ser limitadas a um dezoito avos do projeto de Lei Orçamentária de 2015 até que ocorra a publicação da Lei Orçamentária deste ano. O bloqueio das despesas corresponde a uma vedação de gastos não obrigatórios como obras de conservação, materiais de consumo e contratos terceirizados. Despesas inadiáveis são as que mantêm a máquina administrativa funcionando mesmo antes da aprovação do orçamento pelo Congresso Nacional.

A medida significa retenção de R$ 1,9 bilhão ao mês nos gastos da administração pública federal direta, fundos e entidades do Poder Executivo, conforme nota divulgada hoje (8) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Não são atingidos pela norma os gastos constitucionalmente protegidos como desembolsos com pessoal, aposentadorias e benefícios assistenciais.

A decisão da presidenta Dilma Rousseff está em decreto publicado hoje no Diário Oficial da União que dispõe sobre a execução orçamentária dos órgãos, dos fundos e das entidades do Poder Executivo. O decreto também foi assinado pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa.

Antes, a expectativa de limitação de despesas era de um doze avos até a aprovação do orçamento deste ano. No último dia 2, a presidenta Dilma sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias que orienta a elaboração do Orçamento e define as metas e prioridades para a equipe econômica neste ano, entre elas, a meta do superávit primário. Pelo decreto, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá ampliar ou remanejar os valores, por ato próprio ou mediante delegação.

 

Últimas notícias

“Já são mais de R$ 1 milhão em emendas para Nova Olinda”, diz Marcus Marcelo durante Cavalgada

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) marcou presença na...

Flávio Dino suspende investigação do STJ contra deputado Ricardo Ayres

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino,...

Prefeito Jesus Evaristo destaca apoio político e celebra tradição da cavalgada em Novo Olinda

A manhã de domingo, 14 de setembro de 2025,...

Marcus Marcelo reforça apoio à gestão de Jesus Evaristo e celebra tradição da cavalgada em Novo Olinda

A manhã de domingo, 14 de setembro de 2025,...

Artigos Relacionados

Categorias populares