55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, fevereiro 11, 2026

Com voto de Lázaro Botelho, Congresso aprova mudanças que facilitam liberação de recursos para o Rio Grande do Sul

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (9) alterações no Orçamento de 2024 (PLN 12/24) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (PLN 4/24) que facilitam a liberação de recursos de emendas parlamentares para a ajuda ao Rio Grande do Sul. As mudanças seguem para a sanção presidencial.

O projeto que altera o Orçamento autoriza o remanejamento de emendas parlamentares para ações de proteção e defesa civil no Rio Grande do Sul; além de ações de saúde e assistência social. O projeto autoriza a abertura de créditos suplementares para essas ações, mesmo que não existam impedimentos técnicos para a execução da despesa originalmente programada. Para esse atendimento, os parlamentares também poderão fazer remanejamentos parciais de suas emendas. A flexibilização também vai atingir créditos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lázaro Botelho (Progressistas-TO), que votou pela aprovação dos dois projetos, afirmou que este é um momento difícil para todos os brasileiros e que, somente com a união de todos os setores e da sociedade civil, poderemos buscar soluções para mitigar a tragédia. “Nos solidarizamos com todos os brasileiros que hoje vivem essa triste realidade, mas estamos firmes no propósito de trabalharmos juntos para ajudar a reconstruir o Rio Grande do Sul. Comemoramos a aprovação destas propostas, que irão garantir mais recursos para ajudar os municípios atingidos pelas enchentes”, declarou.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Hugo Gross A. Castro

Últimas Notícias

Federação entre PP e União Brasil enfrenta impasses e pode não sair do papel para 2026

A chamada Federação União Progressista — articulação partidária entre...

Governador Wanderlei Barbosa anuncia licitação de R$ 110 milhões para recuperar rodovias em Palmas e no Bico do Papagaio

O Governo do Tocantins participou, nesta terça-feira, 10, de...

Veja também