55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 7, 2025

Decisão inédita da justiça tocantinense reconhece papel do MPE em investigação criminal

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400Os pedidos do Ministério Público Estadual (MPE) foram atendidos pela Desembargadora Ângela Prudente, que expediu liminar reformando a decisão do Juiz da 1ª Vara Criminal em Araguaína, que arquivou um inquérito policial que investiga delito de lesão corporal supostamente cometido por Osiel Ferreira de Sousa em setembro de 2013, no município de Araguaína.

A liminar é inédita e reconhece o direito constitucional do Ministério Público de se manifestar nos autos. “Esta decisão não poderia permanecer, pois não houve nenhuma manifestação do titular da ação penal nesse sentido, havendo ainda diligências a serem realizadas, sendo vedado ao magistrado determinar de ofício o arquivamento da investigação”, avaliou o Promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, autor do pedido que resultou na decisão da Desembargadora.

Agora o processo retorna imediatamente à 1ª Delegacia Regional da Policial Civil de Araguaína, para que redistribua o feito à delegacia com atribuições para atuar no caso, a fim de que sejam realizadas as diligências requeridas pelo representante do Ministério Público.

Entenda

Em abril deste ano, o Juíz da 1ª Vara Criminal de Araguaína proferiu despacho determinando a retificação da classe dos autos, alterando-a para inquérito policial, bem como a intimação da autoridade policial com atribuições para investigar o crime narrado, para oferecer relatório final em 1º de junho de 2015.

De acordo com o Promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, no dia 22 de julho o Ministério Público foi surpreendido com o arquivamento, de ofício, do procedimento apuratório. Diante dos fatos, o MPE ajuizou correição parcial para que fosse determinada a suspensão da decisão que arquivou os autos nº 5014731-65.2013.827.2706, a fim de que a investigação tivesse continuidade.

Últimas Notícias

Governo cria comissão para avaliar gestão interina e garantir continuidade dos serviços

O governador Wanderlei Barbosa determinou a criação de uma...

Governador promove reestruturação e define nova cúpula do Governo do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa deu início, nesta sexta-feira (6),...

Ex-deputado Lázaro Botelho recebe Medalha do Mérito Eleitoral do Pará 2025 em Belém

O ex-deputado federal do Tocantins, Lázaro Botelho, foi um...

Câmara Municipal de Araguaína recebe Selo Diamante de Transparência

O presidente Max Fleury recebeu, durante a sessão desta...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.