domingo, setembro 14, 2025

Sem negociação, alunos ficam sem aula no TO

JTO GREVE_512630.400x378Com as negociações congeladas entre o governo e comando de greve, o primeiro dia de paralisação dos professores e servidores da rede de ensino estadual foi marcado por informações e contrainformações sobre o número de escolas que aderiram ao movimento.

Enquanto a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) afirmou que apenas 35% das escolas paralisaram suas atividades ontem, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) – regional Palmas -, Joelson Pereira dos Santos, garantiu que 90% das escolas fecharam as portas fechadas ontem.

Já na Capital, o número de escolas fechadas, segundo Santos, é bem maior. “Em Palmas, 98% já estão fechadas e apenas a Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto continua tendo aula.” Santos informou que o sindicato iria visitar as escolas Criança Esperança e Castro Alves novamente para que as aulas, que já foram suspensas no período diurno, também sejam suspensas à noite.

NEGOCIAÇÃO

O secretário de Administração do Estado (Secad), Geferson Oliveira Barros, explicou que as negociações na Educação ocorrem em conjunto com outras categorias de servidores públicos. Segundo o secretário, mesmo sem a presença do presidente do principal sindicato dos profissionais da área educacional do Estado, a proposta é a mesma.

“Existe uma pauta da educação que envolve um conjunto de medidas de aumento salarial, que, em parte, são ilegais, e não tem como abarcar financeiramente. Mas as propostas são as mesmas que as feitas para as outras categorias”, garantiu Barros.

Já o Sintet ressaltou que a Secad ficou de enviar uma proposta separada das demais categorias. No entanto, até o final da noite de ontem, o sindicato não a havia recebido.

Capital

Entre as escolas em que as aulas foram paralisadas está o Colégio Militar, na quadra 206 Norte. Segundo informou o diretor, tenente-coronel Raimundo Nonato Dias de Souza, todos os docentes efetivos aderiram à paralisação, e os cerca de 900 alunos da unidade ficaram sem aulas.

Os docentes do Centro de Ensino Médio Tiradentes, na quadra 806 Sul, também aderiram ao movimento e os pouco mais de mil alunos aguardarão em casa o desfecho das negociações. A secretária da instituição, Janete Valadares Correia, informou que a secretaria está mantendo o atendimento, com o percentual mínimo de pessoal estabelecido (30%).

Já na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, no centro da Capital, a diretora, Aurora Nazaré, informou que as aulas estão ocorrendo normalmente e que os professores preferiram aguardar, uma vez que o término do primeiro semestre está se aproximando, e a greve seria prejudicial nesse momento.

prejuízos

No Tocantins existem 530 escolas, sendo 384 urbanas e 128 na zona rural

8.233 professores concursados lecionam

180 mil alunos estudam na rede pública

Reivindicações

Sintet

Pagamento da data-base com índice de 8,34% na Folha de Maio de 2015;

Retroativo das Progressões 2013, 2014 e 2015;
Rever a decisão que impede a equiparação PRONO e PROEB;
Reajuste com base no Custo Aluno Ano (13,01%);
Situação dos pedagogos (lotação/carga horária comprometida);
Eleição de diretores de forma democrática;
Enquadramento dos administrativos para a Seduc.

O que diz a Secad

Implemento de 50% da data-base de maneira imediata

Continuar conversando com as categorias, inclusive com a educação, para que em um momento oportuno seja feito o atendimento dos pleitos

Movimento

 A greve teve início na última sexta-feira, mas devido ao ponto facultativo declarado pelo governo do Estado devido ao feriado de Corpus Christi, apenas ontem os professores das escolas estaduais paralisaram as atividades.

Últimas notícias

Prefeito Jesus Evaristo destaca apoio político e celebra tradição da cavalgada em Novo Olinda

A manhã de domingo, 14 de setembro de 2025,...

Marcus Marcelo reforça apoio à gestão de Jesus Evaristo e celebra tradição da cavalgada em Novo Olinda

A manhã de domingo, 14 de setembro de 2025,...

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ficar inelegível pelos próximos...

Polícia Civil conclui inquérito sobre furto de gado em Araguacema; 32 pessoas são indiciadas

A Polícia Civil do Tocantins concluiu as investigações que...

Artigos Relacionados

Categorias populares