Com a presença e o incentivo do presidente do PSD no Tocantins e vice-governador do Estado, Laurez Moreira, dezenas de mulheres participaram, ao longo deste sábado, 24, do curso Formação Política para Mulheres Líderes, realizado no Vivence Suits Hotel, em Palmas. A iniciativa integra o trabalho político conduzido por Laurez Moreira à frente do PSD no Tocantins, por meio do PSD Mulher, com o objetivo de ampliar a participação feminina na política e fortalecer novas lideranças.
A formação abordou temas como poder, gênero e democracia, pautas defendidas por Laurez Moreira, com foco no fortalecimento da atuação feminina nos espaços políticos, institucionais e de formulação de políticas públicas, necessários para a promoção da reflexão crítica sobre a trajetória histórica das mulheres e dos desafios ainda presentes no cenário político brasileiro.
Laurez Moreira ressaltou a importância da participação feminina e da qualificação política como instrumento de transformação social. “Primeiro, eu quero parabenizar a cada uma de vocês que estão aqui. Olha, o fato de estar aqui já é uma decisão importante na vida de cada uma. Nós sabemos a importância que é a política na transformação de uma sociedade. E a participação da mulher é muito importante. As mulheres representam 50% do eleitorado. E ninguém faz política pública sem a participação da mulher. É importante a mulher estar presente e participando de momentos como este, de qualificação, de preparação. Porque quando a mulher está preparada e tem determinação para participar, os espaços vão surgindo.”
A formação foi conduzida pela professora Natália Neri, do Instituto Insper, que trabalhou os conteúdos ao longo de todo o dia. “Nós estivemos hoje, durante todo esse dia, trabalhando o tema de gênero e políticas públicas com as mulheres aqui de Tocantins. Foi um prazer falar um pouco sobre o conceito de gênero e também falar um pouco sobre a trajetória das políticas públicas para as mulheres no Brasil. Aproveito para parabenizar o presidente do PSD no Tocantins, o senhor Laurez Moreira, por esta iniciativa tão necessária.”
Entre as participantes, a advogada e ex-vice-presidente da OAB Tocantins, Dra. Larissa Rosenda, que recentemente se filiou ao PSD e tem se unido à construção do projeto político de Laurez Moreira para o desenvolvimento do Tocantins, destacou o caráter formativo e político do curso. “Estamos aqui agora finalizando o curso do PSD Mulher, um curso que traz muito mais do que uma mera explicação sobre o direito das mulheres, mas que traz consciência política. Hoje nós entendemos a historicidade do direito das mulheres, passamos pelo cenário atual e nós seguimos em frente construindo projetos e construindo também com muita responsabilidade quais são as políticas públicas que precisam ser geridas no nosso estado, mas acima de tudo, falando sobre a importância da participação da mulher na política.”
Ela reforçou ainda o papel do curso como espaço de fortalecimento e preparação. “O curso de formação do PSD Mulher é mais do que uma formação técnica. Ele é um espaço de fortalecimento, consciência e preparação das mulheres para ocupar os espaços de poder. Aqui, entendemos que a sub-representação feminina não é falta de capacidade, é resultado de uma história de exclusão, de desigualdade de recursos e de barreiras institucionais.”
A Dra. Larissa também destacou um dos pontos que mais lhe chamou atenção durante a formação. “A análise das lutas das mulheres antes da Constituição de 1988 mostrou as enormes dificuldades enfrentadas para conquistar direitos básicos. No entanto, quando olhamos para o cenário atual, percebemos que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito.”
Para a Dra. Jandra de Paula, a formação tem relevância especial diante do contexto político atual. “Participei do curso de Política para as Mulheres, promovido pelo PSD Mulher aqui no Tocantins. O nosso vice-governador Laurez está de parabéns, por trazer um curso com uma qualificação muito alta, muito importante para o fortalecimento do gênero e também para o posicionamento da mulher na política. Estamos em 2026, ano eleitoral, e é muito importante que a mulher tenha consciência do papel social dela e político nesse momento.”
O evento, realizado com o apoio e a articulação política do presidente do PSD no Tocantins, Laurez Moreira, reuniu mulheres de diferentes regiões do Estado. Além de participantes de Palmas, estiveram presentes lideranças femininas dos municípios de São Bento, Lajeado, Araguaína, Gurupi e Ponte Alta do Tocantins, reforçando o caráter plural, regional e representativo da formação promovida pelo PSD Mulher no Tocantins.




