sexta-feira, setembro 5, 2025

Laurez Moreira define novos gestores para o alto escalão do governo do Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), publicou nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial do Estado a nomeação e designação de novos gestores para o alto escalão da administração pública. A medida ocorre após a exoneração de todos os secretários e presidentes de autarquias anunciada no dia anterior.

Laurez assumiu o comando do Executivo estadual após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), na segunda fase da Operação Fames-19, que apura um suposto esquema de desvio de recursos públicos por meio da compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19.

Entre os novos titulares confirmados estão César Hanna Halum, para a Secretaria de Agricultura e Pecuária, e Josué Pereira de Amorim, que assume a Procuradoria-Geral do Estado. Outras pastas estratégicas, como Segurança Pública, Saúde, Educação e Fazenda, serão conduzidas interinamente por secretários executivos ou assessores designados para responder até a definição dos nomes definitivos.

Na área da segurança, Reginaldo de Menezes Brito passa a responder pela Secretaria da Segurança Pública; Luciano Lima Costa pela Saúde; Markes Cristina Oliveira dos Santos, assessor de gabinete, pela Educação; e Ana Cristina Ribeiro Moreira Veras Nunes, secretária executiva do Tesouro, pela Fazenda.

Na estrutura militar, Cléber José Borges Sobrinho, chefe do Estado Maior, responderá interinamente pelo Corpo de Bombeiros Militar, enquanto Cláudio Thomaz Coelho de Souza, também chefe do Estado Maior, ficará à frente da Polícia Militar.

O Diário Oficial também trouxe alterações em autarquias e fundações. Foram designados vice-presidentes executivos para responder interinamente, entre eles: Lenito Coelho Abreu, na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); Ruberval Sousa de França, na Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); Raimundo Nonato Soares Filho, na Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); e Rafael Odebrecht Massaro, no Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins).

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) será conduzida por Vagleia Inavio Montelo Camarço, como corregedora-geral, e a Secretaria de Parcerias e Investimentos ficará sob responsabilidade da superintendente Eliane Grossmann.

Além disso, a publicação trouxe a exoneração, a pedido, de Elenil da Penha, que deixou o cargo de secretário executivo da Indústria, Comércio e Serviços.

Por: Geovane Oliveira

Últimas notícias

Valderez Castelo Branco se manifesta após operação da Polícia Federal

A ex-deputada estadual e ex-secretária de Estado, Valderez Castelo...

Escolas estaduais se preparam para o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro em Palmas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de...

Laurez Moreira exonera secretariado após assumir governo do Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD),...

Câmara aprova projeto que proíbe cobrança para sindicatos na folha de aposentados do INSS

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (3), um...

Artigos Relacionados

Categorias populares