quarta-feira, setembro 10, 2025

Brasil envia comitiva diplomática aos EUA para negociar saída ao ‘tarifaço’ de Trump; Lyrio lidera esforços para evitar guerra comercial

Uma comitiva de diplomatas brasileiros viajou neste final de semana aos Estados Unidos para negociar alternativas às tarifas impostas pelo presidente do país, Donald Trump, informa o g1. O grupo é liderado pelo secretário de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Maurício Lyrio, atual negociador-chefe do Brasil no Brics e que em 2024 também foi o negociador-chefe do Brasil no G20.

A ida de Lyrio e do grupo aos EUA é um movimento adotado pelo governo Lula (PT) para negociar alternativas para o governo americano. Representantes do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio têm feito reuniões constantes com diplomatas americanos desde que Trump anunciou o tarifaço.

A equipe diplomática do Brasil defende que o Brasil insista nas negociações com os EUA antes de adotar a reciprocidade e impor tarifas aos produtos americanos, além de recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC). Em viagem à Ásia, Lula disse a jornalistas que iria “gastar todas as palavras que estão no nosso dicionário” para negociar os com os americanos.A postura é diferente de discursos adotados recentemente, em que o presidente defendeu a reciprocidade.

Em uma manifestação oficial enviada ao Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos, o governo Lula afirmou que o tarifaço pode comprometer severamente as relações comerciais entre os países. “O governo do Brasil reconhece os esforços do governo dos Estados Unidos para promover o desenvolvimento industrial e a criação de empregos nos Estados Unidos, uma política pública legítima que também é perseguida pelo governo brasileiro”, diz a manifestação.

“O Brasil insta os Estados Unidos a priorizar o diálogo e a cooperação em vez da imposição de restrições comerciais unilaterais, cujos riscos podem alimentar uma espiral negativa de medidas que poderiam comprometer severamente nossa relação comercial mutuamente benéfica”, completou o documento.

Fonte: 247.

 

Últimas notícias

Laurez Moreira participa da abertura da Feneva Agro Tech 2025 e reforça apoio ao setor produtivo

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, participou...

Laurez Moreira nomeia novos gestores para secretarias e forças de segurança no Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD),...

Redes sociais explodem em apoio a Wanderlei: ‘Quem cuida da gente merece voltar

O clima político no Tocantins ganhou um novo capítulo...

Laurez Moreira define novos titulares para secretarias e institutos no Tocantins

O governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), anunciou nesta...

Wanderlei Barbosa recorre ao STF; habeas corpus é distribuído ao ministro Edson Fachin

Afastado do cargo por decisão judicial, o governador do...

Artigos Relacionados

Categorias populares