55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, março 12, 2026

Em encontro inédito promovido pelo Governo do Tocantins, primeira-dama Karynne Sotero destaca protagonismo feminino no fortalecimento de políticas públicas

Pela primeira vez no estado do Tocantins, primeiras-damas, prefeitas e lideranças femininas reuniram-se para compartilhar experiências e reforçar a importância do protagonismo da mulher no fortalecimento de políticas públicas. A abertura do 1º Encontro de Primeiras-Damas e Lideranças Femininas do Tocantins, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), liderada pela primeira-dama Karynne Sotero, ocorreu na manhã desta terça-feira, 11, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O evento faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março. A programação, que incluiu palestras, rodas de conversa e debates, estendeu-se ao longo do dia.

Em seu discurso, a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, destacou a adesão expressiva das participantes e a relevância da atuação da mulher na gestão pública. “Este é um momento inédito no Tocantins e fico imensamente feliz por ver primeiras-damas, vereadoras, vice-prefeitas e lideranças femininas atendendo ao nosso chamado. Quando uma de nós evolui, todas evoluímos juntas e precisamos destacar a crescente participação da mulher na política em nosso estado. Isso mostra que a mudança está acontecendo e não posso deixar de reconhecer o olhar atento do governador Wanderlei Barbosa para esta causa, apoiando a realização deste evento”, pontuou.

A primeira-dama e secretária de Ação Social de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, agradeceu o convite da primeira-dama Karynne Sotero para participar do encontro e enfatizou a importância da união entre as mulheres. “Está de parabéns a primeira-dama Karynne Sotero. É muito importante estarmos juntas e tecendo essa rede de apoio, com as primeiras-damas, as vereadoras, as prefeitas e as mulheres que desempenham um papel de liderança que, com certeza, vão sair daqui com um coração diferente, com um sentimento de união e de poder trabalhar em conjunto”, salientou.

A secretária de Saúde e Saneamento e primeira-dama de Paranã, Deborah Bessa, ressaltou o impacto do evento na autoestima e na representatividade feminina na política tocantinense. “Vejo que a nossa primeira-dama Karynne Sotero tem um olhar muito carinhoso para nós mulheres e para as lideranças femininas do Tocantins. Isso reforça o crescimento e o destaque da mulher no cenário político, elevando nossa autoestima e inspirando outras a seguirem esse caminho”, evidenciou.

Programação

Um dos destaques da programação foi a roda de conversa Mulheres à Frente: os desafios e as oportunidades de gerir uma cidade, realizada no período da tarde desta terça-feira, 11. Prefeitas de diferentes regiões do Tocantins debateram as conquistas e os desafios da gestão municipal. Participaram do painel as prefeitas dos municípios de Santa Tereza do Tocantins, Eliene Diógenes; de Guaraí, Fátima Coelho; de Gurupi, Josi Nunes; e de Itacajá, Maria Aparecida Lima.

A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, classificou o evento como um espaço de empoderamento feminino, troca de experiências e fortalecimento das mulheres. “Logo na entrada, já me senti uma mulher ainda mais empoderada, ao lado de prefeitas, vereadoras e tantas outras mulheres incríveis. Nesta tarde, participamos de uma roda de conversa, em que tive a oportunidade de compartilhar minha experiência enquanto prefeita em meu segundo mandato. Este momento é muito importante para nós, mulheres, pois nos permite trocar vivências, fortalecer umas às outras e construir novas conexões”, declarou.

Entre as palestrantes convidadas, a presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, Gilda Fleury, abordou o tema Postura, Protocolo e Presença: A Comunicação Estratégica de Lideranças Femininas, discutindo aspectos formais, como a existência de normas legais sobre a função, além de questões práticas, como o cumprimento de alguns protocolos específicos e o impacto do trabalho das primeiras-damas no bem-estar da população. “Discutimos um tema bem direcionado às mulheres, mais precisamente para as primeiras-damas. Postura; o que é ser primeira-dama; quais são as suas obrigações; se por acaso consta na lei ou no decreto; se existe esse tipo de posição; onde sentar; e como cumprimentar; além de abordarmos quais são as funções na realidade para um bem maior das pessoas”, destacou a palestrante, uma das maiores referências na área de cerimonial no Brasil.

A realização do encontro contou com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher); da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); da Secretaria-Executiva da Governadoria (Segov); da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom); da Polícia Militar do Tocantins (PMTO); da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

Débora Gomes/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

Chefe do Executivo estadual foi recebido pelo embaixador do...

Polícia Federal cumpre mandados contra prefeito de Colinas em investigação por suspeita de violência política de gênero

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (12),...

AMPROTINS lança associação voltada a microempreendedores e produtores rurais em Araguaína

A Associação dos Microempreendedores e Produtores do Tocantins (AMPROTINS)...

Veja também