domingo, dezembro 14, 2025

55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 14, 2025

Aproest discute o futuro da agricultura irrigada no sudoeste do Tocantins durante a Assembleia Geral

Evento contou com a presença dos associados e autoridades como o presidente do Naturatins, Coronel Edvan, superintendente César Félix da CODEVASF, Presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, Prefeitura de Lagoa da Confusão, Adapec, Embrapa, Seagro, Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Regional, Comitê da Bacia do Rio Formoso,Secretaria Estadual da Indústria e Comércio, SEBRAE, Sicoob, Sicredi, SINDICATO, entre outros

No dia 9 de outubro, a Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) promoveu sua Assembleia Geral Extraordinária em Lagoa da Confusão-TO, reunindo produtores e representantes de instituições públicas e privadas para debater o fortalecimento da associação e o futuro da agricultura irrigada na região.

Durante a assembleia, diversos temas estratégicos foram discutidos, com destaque para a reestruturação da Aproest e os avanços nas políticas públicas para a região. A pauta incluiu também o debate sobre a necessidade de elaborar o Plano de Desenvolvimento da Agricultura com ênfase na modernização da infraestrutura e a implantação de um sistema integrado de gestão de barragens e captação, assim como o desenvolvimento de programas socioambientais importante para o Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins.

Outro ponto da reunião foi a discussão sobre o lançamento de um evento técnico anual inspirado no Bahia Farm Show, com o objetivo de fomentar a difusão de conhecimentos e tecnologias externas para a privacidade. A primeira edição está prevista para junho de 2025.

Wagno Milhomem, presidente da Aproest, destacou a importância da união entre os associados para enfrentar os desafios futuros e ressaltou o papel da associação na promoção do desenvolvimento sustentável do agronegócio na região. “Podemos discutir de forma eficaz o que estamos propondo em termos de mais obras de infraestrutura hídrica, monitoramento e segurança hídrica de nossa região, com a participação do Naturatins e de vários outros órgãos do Estado. Temos a certeza do sucesso ao sairmos daqui com uma parceria ainda mais fortalecida entre produtores, governo do estado, governo federal, empresas do terceiro setor e empresas privadas. O objetivo é que tenhamos, no sudoeste do Tocantins, uma agricultura irrigada ainda mais forte”, afirmou Milhomem.

Mais recente

Deputado Amélio celebra retomada das obras de creche em São Miguel do Tocantins

Nesta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa do...

PL da Dosimetria beneficia criminosos comuns, dizem especialistas

O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o...

STF mantém governador no cargo e Wanderlei Barbosa divulga nota oficial sobre a decisão

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, divulgou na noite...

TJTO absolve o ex-prefeito Sebastião de Gois Barros ao revisar condenação por improbidade administrativa

Com a atuação do advogado Wanderson Ferreira, de Araguaína,...

Veja também