O resultado das provas objetivas do Concurso da Defesa Social realizado pelo Governo do Estado já está disponível no site da Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). O resultado foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado e o novo cronograma para realização das próximas etapas será disponibilizado na semana que vem. O certame prevê 1.250 vagas.

O secretário de Estado da Administração, Geferson Oliveira, ressaltou o esforço do Governo para a continuidade do certame. “Já estamos cuidando para que o resultado seja divulgado no Diário Oficial e, na próxima semana, sai o novo cronograma. Desde o primeiro momento não medimos esforços para sanar esse impasse”, explicou Oliveira.

Desde que assumiu o Executivo, o governador Marcelo Miranda determinou que todas as medidas fossem tomadas para garantir o andamento do concurso. O governo renegociou a dívida deixadajunto à Funcab pela gestão anterior e pagou uma parcela no valor de R$ 400 mil esta semana.

Um Termo Prévio de Ajustamento de Conduta foi assinado na tarde desta quinta-feira, 29, pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Clenan Renaut de Melo Pereira, pelo secretário da Administração, pelo procurador-geral do Estado, Sérgio Rodrigo do Vale, e pela presidente da Agência de Defesa e Proteção Social, Gleyde Braga. No termo, a empresa se comprometeu a divulgar o resultado. O assessor jurídico Leonardo Rodrigues Caldas assinou o documento representando a Funcab.

“O TAC só corroborou o que a gente administrativamente já tinha resolvido por determinação do governador e em parceria do MPE”, frisou o secretário da Administração.

Após publicar o resultado, a Funcab ressaltou em nota no site da instituição a mobilização conjunta com o Governo e Ministério Público para o andamento do certame, que teve um total de 42.827 inscritos.

Nova etapa

A presidente da Agência de Defesa e Proteção Social  ressaltou a importância do andamento do certame. “É uma grande vitória o Estado conseguir chegar a um acordo junto com o Ministério Público e a empresa. Os sistemas penitenciário e socioeducativo têm dificuldades reais e precisamos do resultado deste concurso”, comemorou.

Gleide Braga ressaltou ainda que o Estado já começará a planejar a próxima etapa do certame. “A próxima etapa, que é o teste de aptidão física, é de responsabilidade da Agência e nós vamos fazer em parceria e diálogo com a empresa”, anunciou.

Impasse resolvido

No dia 7 de janeiro a Fundação publicou nota informando a não divulgação dos resultados das provas sob a alegação de não pagamento dos serviços prestados e o descumprimento contratual por parte da gestão passada. O Executivo adotou várias medidas para resguardar o andamento do certame e inclusive abriu uma auditoria no Fundo de Gestão de Recursos Humanos e Patrimônio (Fungerp) para apurar irregularidades na aplicação dos recursos oriundos das inscrições dos candidatos.