100%
Com você
segunda-feira, outubro 20, 2025
100%
Com você

Aposentados e pensionistas têm até o dia 30 para fazer comprovação de vida

inss_0Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o próximo dia 30 para a comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária. Quem perder o prazo poderá ter o benefício suspenso. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que asagências não terão expediente ao público na quarta-feira ( 31). A comprovação de vida deve ser feita na instituição em que o segurado recebe.

O segurado ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto, como a carteira de identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros. Os bancos que têm tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão utilizá-la.

Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Para se cadastrar, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social e apresentar a procuração devidamente assinada.

O modelo da procuração pode ser encontrado no site do ministério. Outra opção é uma procuração registrada em cartório, se o beneficiário for não alfabetizado, informa o INSS. Além disso, é necessária a apresentação de atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular, no caso de ausência por motivo de viagem ou de residência no exterior, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

Daniel Lima – Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto
 

Últimas notícias

Após aposentadoria de Barroso, Nunes Marques assume relatoria do caso Wanderlei Barbosa no STF

A defesa do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, protocolou...

STF derruba decisão que autoriza enfermeiros a fazer aborto legal

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (20) placar...

Jorge Frederico chama Vicentinho Júnior de “futuro senador” durante agenda no norte do Tocantins

O deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) destacou neste fim...

TRF1 confirma vitória da OABTO e reconhece que ISS não incide sobre honorários de sucumbência

A atuação firme e técnica da Ordem dos Advogados...

Artigos Relacionados

Categorias populares