55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 7, 2025

Haddad vê espaço para baixar juros e diz que quebra de bancos nos EUA não deve gerar crise sistêmica

ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (13) que não vê risco de uma crise sistêmica na economia global a partir das quebras de dois bancos nos Estados Unidos. De acordo com ele, mesmo em cenário de incerteza o Brasil tem “gordura” para viabilizar uma queda nos juros básicos da economia e evitar maiores consequências.

A crise de 2008, iniciada por outro evento envolvendo uma quebra sucessiva dos bancos norte-americanos, guarda semelhanças com o que está ocorrendo hoje no mercado financeiro dos EUA, com reflexo nas taxas de juros ao redor do mundo e tem despertado insegurança nos investidores.

rgãos do setor financeiro nos Estados Unidos anunciaram neste domingo (12) o fechamento de dois bancos: o Signature Bank, com sede em Nova York; e o Silicon Valley Bank (SVB), que costumava financiar startups.

A incerteza e a aversão ao risco costumam redirecionar o dinheiro para investimentos considerados mais seguros, de menor retorno como aplicações no tesouro direto, por exemplo.

Ao comentar o caso do SVB durante uma live promovida pelo Valor Econômico em parceria com O Globo, Haddad afirmou que esse é um banco regional, com carteira “descasada” do restante do sistema financeiro.

“Aparentemente, não [vai gerar crise sistêmica]. Não vi ninguém tratar como Lehman Brothers, é grave o que aconteceu”, declarou o ministro.

De acordo com o G1, Haddad também afirmou que espera ver a reforma tributária aprovada pelo Congresso até outubro – e, apesar do possível cenário de crise, descartou a volta de um imposto nos moldes da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O ministro afirmou ainda que está em diálogo aberto com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e que durante o decorrer do dia devem pensar em providências para mitigar os possíveis efeitos da crise.

“Isso não está claro ainda, vamos acompanhar ao longo do dia. Eu e Galípolo [secretário-executivo do Ministério da Fazenda], que também veio do sistema financeiro, estamos em sintonia fina com os bancos brasileiros. Falei com dois banqueiros hoje, e com o BC. Vamos ter mais clareza ao longo do dia”, afirmou Haddad.

sputniknewsbrasi

Últimas Notícias

Governo cria comissão para avaliar gestão interina e garantir continuidade dos serviços

O governador Wanderlei Barbosa determinou a criação de uma...

Governador promove reestruturação e define nova cúpula do Governo do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa deu início, nesta sexta-feira (6),...

Ex-deputado Lázaro Botelho recebe Medalha do Mérito Eleitoral do Pará 2025 em Belém

O ex-deputado federal do Tocantins, Lázaro Botelho, foi um...

Câmara Municipal de Araguaína recebe Selo Diamante de Transparência

O presidente Max Fleury recebeu, durante a sessão desta...

Veja também