quarta-feira, setembro 17, 2025

Vice-governador garante debate com Comitê de Crise sobre inclusão de todas as lactantes no grupo prioritário da vacina contra Covid-19

Nesta quinta-feira, 24, o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu na Vice-Governadoria duas mães integrantes do grupo Lactantes Pela Vacina, Ludmilla Leite e Selma Azevedo. As mães vieram em busca de apoio do Governo do Tocantins para a inclusão no Plano Estadual de Imunização.

De acordo com Ludmilla Leite, pesquisas vêm demonstrando que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno, sem riscos para o lactente, o que garante a proteção de duas pessoas a partir de uma única vacina.

“Vacina é um direito e a mulher tem que receber assistência do Estado”, afirmou.

Outro ponto questionado pelas mães é de que os bebês não podem usar máscara em função do risco de sufocamento, ficando mais expostos do que crianças maiores de cinco anos, tendo mais chances de se contaminarem.

Wanderlei Barbosa entrou em contato com o Secretário Executivo da Saúde, Quesede Henrique, que afirmou ao Vice-governador que o assunto será discutido na próxima reunião do comitê de crise, tendo em vista que muitos outros Estados já estão fazendo a inclusão.

“Entendemos a preocupação dessas mães lactantes que querem a proteção dos seus filhos. Sabemos da importância da vacina para todos e queremos que avance para todos os grupos. Temos o Comitê de Crise que define isso e, na próxima reunião, com certeza o assunto será debatido”, informou o Vice-governador.

Elisângela Silva/Governo do Tocantins
 

Últimas notícias

PF deflagra segunda fase da Operação Pacto de Concreto em Porto Nacional

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (17), a...

Mesa Diretora da Aleto envia projeto da LDO 2026 para a Comissão de Finanças

Primeira proposta enviada à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto)...

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta...

Prefeito e Câmara em Guerra Aberta em Colinas após Vídeo com Ameaça Velada

A já conturbada relação entre o Prefeito de Colinas,...

TRF-4 condena Bolsonaro a pagar R$ 1 milhão por racismo recreativo

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª...

Artigos Relacionados

Categorias populares