55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, fevereiro 11, 2026

Polícia Federal faz operação contra grupo suspeito de fraudar licitações em cidades do Tocantins

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quarta-feira (25) a operação Exprobo. São 18 mandados de busca e apreensão contra um suposto grupo criminoso responsável por fraude em licitações, atos de corrupção e desvio de recursos públicos em cidades do Tocantins.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região e estão sendo cumpridos em Palmas (TO), Lagoa do Tocantins (TO), Santa Maria do Tocantins (TO), Augustinópolis (TO), São Miguel do Tocantins (TO) e Imperatriz (MA).

A PF informou que o grupo criminoso é suspeito de fraudar licitações e desviar recursos públicos em contratos com recursos do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Educação, entre os anos de 2017 a 2019. O valor do prejuízo aos cofres públicos não foi informado.

A polícia não informou em quais cidades as fraudes ocorreram, mas afirmou que há participação de agentes públicos dos municípios. Os servidores teriam favorecido as empresas investigadas nas licitações em troca do pagamento de propina.

Segundo a PF, os mandados cumpridos nesta quarta-feira (25) servirão para obter mais provas e encerrar as ações criminosas, assim como identificar a participação de cada suspeito e recuperar parte dos recursos desviados.

São cerca de 50 policiais federais participando da operação. Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa.

O nome da operação faz referência a palavra “exprobo”, que é derivada do latim “exprobare” que significa repreender, não concordar, fazendo referência aos atos ilícitos praticados pelos investigados.

Fonte  G1 Tocantins

Últimas Notícias

Gideon Soares projeta 2026 focado em demandas populares e segurança no trânsito

Em entrevista exclusiva, parlamentar destacou a abertura dos trabalhos...

Lázaro Botelho representa o governador Wanderlei Barbosa na abertura do ano legislativo em Araguaína

O ex-deputado federal Lázaro Botelho (PP), atual secretário extraordinário...

Presidente da Assembleia Legislativa é homenageado pela Câmara de Araguaína

A sessão solene de abertura do ano legislativo foi...

Anvisa emite alerta sobre riscos do uso indevido de canetas emagrecedoras e reforça necessidade de prescrição médica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu hoje...

Veja também