55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, outubro 29, 2025

Bacia do Rio Formoso é monitorada pela equipe do Programa Qualiágua

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza até sexta-feira, 10, a terceira etapa do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados da Qualidade da Água (QualiÁgua) de 2018. A equipe do órgão fará coleta de dados em oito pontos que possuem os equipamentos que monitoram o nível e a vazão dos rios da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso.

Serão coletados dados como: oxigênio dissolvido, condutividade específica, PH, turbidez, temperatura do ar e da água e a profundidade da coleta. As informações são disponibilizadas pela Semarh e podem ser acessadas pelo link: http://bit.ly/Qualiágua.

A cada etapa executada, o  Sistema de Gestão de Alto Nível da Semarh consegue aumentar o banco de dados estadual e assim garantir maior segurança na tomada de decisões em relação a gestão hídrica da Bacia do Rio Formoso. Até o final do ano, a equipe técnica vai percorrer todas as regiões do Estado para atingir as 19 bacias hidrográficas.

Qualiágua

O Programa Qualiágua é uma parceria entre a Semarh e a Agência Nacional de Águas (ANA). O Contrato nº 058/2016/ANA, no valor de R$ 1.166.000, prevê o cumprimento de 156 metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água no prazo de vigência do contrato, que é de cinco anos no total.

Com adesão voluntária, o Qualiágua parte do pressuposto que os dados de qualidade da água são importantes para diversos públicos, como gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas.

 

 

Últimas Notícias

Feira Donas do Negócio movimenta e reforça o empreendedorismo feminino em Paraíso do Tocantins

O Sicredi realizou, na Praça da Cultura José Torres,...

Max Fleury busca apoio em Brasília e pede a Eduardo Gomes recursos para abrir segunda unidade do Restaurante Popular

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Max...

MPTO recomenda criação de Central de Regulação de Vagas no sistema prisional do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do...

Ação do MPTO resulta em condenação de produtor rural por desmatamento ilegal em Araguaçu

Com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.