55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, março 4, 2026

Eduardo Siqueira quer proibir locação de prédios e gastos com consultorias

O prazo para apresentação de emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2018 termina nesta sexta-feira, 20. No entanto, o deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM) já anunciou nesta quinta-feira, dia 19, as propostas que apresentará à Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, a fim de aprimorar o texto encaminhado pelo Executivo.

Uma das emendas, por exemplo, proíbe ao Estado a locação de prédios pertencentes a servidores públicos, parentes de servidores e presidentes de autarquias. Além de evitar a criação de novas despesas, o deputado pretende que “apadrinhados” políticos não sejam agraciados com esses privilégios.

Eduardo Siqueira destacou que o Executivo tem gastado milhões de reais do orçamento com a contratação de consultorias privadas, ao mesmo tempo em que anuncia dificuldades financeiras no pagamento dos salários dos servidores, colocando em dúvida a capacidade do Governo de conseguir pagar o 13º salário no mês de dezembro.

“Tenho visto o Estado contratar consultorias caríssimas, que poderiam ser gratuitamente encomendadas à UFT ou à Unitins, ou a outros centros de excelência do maior gabarito. Então, por que contratar esses consultores, que levam milhões anualmente do orçamento? Não tenho o objetivo de atrapalhar o Governo, mas o de valorizar o trabalho dos servidores que elaboram estudos inteiros que jamais chegam à mesa do governador. Digo isso em qualquer Governo”, destacou Eduardo Siqueira.

O parlamentar afirmou que também apresentará emenda reservando recursos para a data-base dos servidores públicos, para o Plansaúde e para a aquisição de armas, insumos e equipamentos à Secretaria de Segurança Pública. De acordo com o deputado, a pedido dos próprios membros da secretaria.

Siqueira disse ainda que não é preciso viver um ano no Tocantins para saber que em 2018 haverá queimadas novamente. Por isso, está apresentando emenda que destina recursos para a contratação e treinamento de pessoal, a aquisição de equipamentos, veículos terrestres e aéreos para o combate ao fogo.

“A leitura da LDO dá a ideia do caminho que o Governo pretende trilhar no ano que vem. É fundamental que esta Casa tenha efetiva participação não apenas na elaboração das emendas, mas na sua discussão, no seu debate e na votação e aprovação. Assim, estamos ajudando o Executivo quando uma determinada área não é contemplada”, concluiu. (Rubens Gonçalves, com informações da assessoria do deputado Eduardo Siqueira Campos)

Últimas Notícias

A convite de Vicentinho Júnior, Toinho Andrade se filia ao PSDB

Deputado federal mais votado nas eleições de 2022, Antônio...

Em Brasília, Governo do Tocantins debate estratégias para o combate ao crime organizado durante Conferência de Segurança Pública

Evento tem como objetivo enfraquecer financeiramente as organizações criminosas...

Vicentinho Júnior trabalha na elaboração de plano de governo que terá participação ativa da população

Técnicos atuam na construção da peça, que está avançada....

Veja também