55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, outubro 29, 2025

Governo firma parceira com banco chinês para viabilizar programa de modernização tecnológica

O governo do Tocantins firmou parceria, por meio de Protocolo de Intenções, com o banco chinês Chima Development Bank Corporatione e a ZTE Corporation, indústria do setor de comunicações. A assinatura aconteceu com as presenças da presidente Dilma Rousseff e de Xi Jinping, presidente da Republica Popular da China, nesta quinta-feira, 17, no salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia deu início às comemorações pelos 40 anos de relações institucionais estabelecidas entre Brasil e China.

De acordo com o documento assinado pelo governador do Estado, Sandoval Cardoso, o China Development Bank Corporatione, banco chinês voltado para financiamento de projetos de desenvolvimento sócio-econômico, considerou o potencial de atração e viabilização do Tocantins, em investimentos financeiros voltados para as áreas estratégicas, especialmente de Tecnologia de Comunicação e Informação, que é fundamental para o desenvolvimento do Estado.

O governo Chinês considerou ainda, a implementação por parte do governo do Tocantins do Programa de Modernização da Infraestrutura da Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Tocantins (Protic), no valor total estimado em US$ 117 milhões.

O protocolo tem por objeto manifestar o interesse do Banco em realizar operações de crédito para investimento no Estado, no valor total estimado em US$ 100 milhões, com a indicação pelo Banco da ZTE e suas afiliadas em executar o projeto no Estado, utilizando toda sua capacidade e conhecimento tecnológico, para viabilizar o Protic, respeitada a legislação em vigor.

O governador avaliou a iniciativa e atribuiu a parceria à credibilidade do Tocantins e seu alto potencial de atração de investimentos. “O China Bank trabalha com projetos específicos, assim como  o BNDES trabalha aqui no Brasil, e só faz operações autorizadas pelo governo da China. E a ZTE é uma empresa conceituada internacionalmente como uma das mais avançadas e de total credibilidade também. O Tocantins foi contemplado com essa parceria por ser um Estado que chama atenção pelo seu poder de atração de empreendimentos e também pelo potencial para novos projetos tecnológicos. Estamos muito felizes em ter assinado este protocolo de intenções, com a presença do presidente da China e da nossa presidente Dilma Rousseff”, afirmou.

Protic

O Programa de Modernização da Infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado consiste na implantação de uma solução completa e integrada com o intuito de viabilizar a plena conexão digital e de alta capacidade entre os órgãos da administração pública, as instituições da sua competência, os seus municípios e sua população para melhorar a eficácia dos serviços prestados e possibilitando a oferta de novos serviços dentre eles, a implantação de um Datacenter centralizado, modernizado e virtualizado; infraestrutura de rede, incluindo rádios e fibra óptica e implantação de rede de dados em banda larga, com e sem fio para os 139 municípios do Estado.

Adriana Borges/ Assegov

Últimas Notícias

Feira Donas do Negócio movimenta e reforça o empreendedorismo feminino em Paraíso do Tocantins

O Sicredi realizou, na Praça da Cultura José Torres,...

Max Fleury busca apoio em Brasília e pede a Eduardo Gomes recursos para abrir segunda unidade do Restaurante Popular

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Max...

MPTO recomenda criação de Central de Regulação de Vagas no sistema prisional do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do...

Ação do MPTO resulta em condenação de produtor rural por desmatamento ilegal em Araguaçu

Com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do...

Veja também