100%
Com você
quinta-feira, outubro 23, 2025
100%
Com você

Conflito entre indianos e paquistaneses deixa quatro mortos na Caxemira

Quatro civis foram mortos nesta terça-feira durante uma troca de tiros entre militares da Índia e do Paquistão ao longo da fronteira, no sul da região da Caxemira, disputada pelos dois países.

AP Photo/ Dar Yasin
AP Photo/ Dar Yasin

 Do lado dos paquistaneses, três pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas em razão dos “tiros e bombardeios injustificados dos indianos contra a população civil” segundo um comunicado do exército do Paquistão. Já entre os indianos, apenas uma morte foi registrada pelas autoridades.

 “Um jovem foi morto em razão dos bombardeios. Nós pedimos aos habitantes da região para ficarem em casa”, declarou à imprensa estrangeira o inspetor de polícia indiano Danesh Rana, acrescentando que a vítima teria sido atingida por um morteiro.

O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão afirmou por meio de nota que Islamabad protestou formalmente contra Nova Deli por conta dessa nova violação do regime de cessar-fogo na Caxemira. Mas um representante da guarda de fronteira indiana afirmou, sob condição de anonimato, que os militares indianos foram forçados a atirar após observarem movimentos altamente suspeitos no local e ouvir disparos. 

“Foi uma tentativa de infiltração. O lado paquistanês disparou rapidamente com armas pesadas e os indianos retaliaram”, disse a fonte. 

Apesar da assinatura de um cessar-fogo em 2003, a Caxemira segue sendo palco de grandes tensões entre os dois países. Em meados do mês passado, pelo menos cinco civis e dois soldados foram mortos durante uma nova onda de hostilidades na região.

 

Últimas notícias

Prefeito de Augustinópolis, Antônio Caires de Almeida, morre aos 75 anos em Brasília

O prefeito de Augustinópolis, Antônio Caires de Almeida (Republicanos),...

Governo do Tocantinse Sudam alinham ações para desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal

O Governo do Tocantins, a Superintendência do Desenvolvimento da...

Aleto cria diretoria que amplia a transparência sobre a execução de emendas parlamentares

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), aprovou, nesta quarta-feira,...

TRE mantém cassação de vereadores do PDT e anula votos do partido em Goiatins por fraude em cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a decisão de...

Artigos Relacionados

Categorias populares