Seguem abertas até esta quarta-feira, 11, as inscrições para segundo processo seletivo de 2014 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Estão sendo ofertadas mais de 115 mil bolsas em 22.139 cursos de 943 instituições de ensino superior. Podem participar estudantes e professores da rede estadual de ensino.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, na página do programa. Para se candidatar a uma bolsa, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação.
Criado há dez anos pelo governo federal, o Prouni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Quem pode participar
O Prouni é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.
Para ser bolsista integral o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Também podem participar da seleção professores efetivos das redes públicas de ensino, que queiram concorrer a bolsas em cursos de Licenciatura, Pedagogia ou Normal Superior. Nesse caso não é necessário comprovar renda.
As instituições e cursos com oferta de bolsas no processo seletivo, além de informações sobre o sistema de cotas podem ser obtidas no site do Prouni.
Núbia Daiana Mota / Seduc