seg. jan 25th, 2021

Povoado Mumbuca atrai visitantes à VII Festa da Colheita do Capim Dourado no Jalapão

Foto 4 - Maradona Governo do TocantinsOs moradores do povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo localizada em Mateiros, no Jalapão, deram início nesta sexta-feira, 18, à Festa da Colheita do Capim Dourado, que este ano chega a sua sétima edição. Com o evento, que se estende até domingo, 20,  comemora-se o início do período de coleta da matéria-prima do tradicional artesanato da região. 

 Nesta sexta, pesquisadores, estudantes e turistas iniciaram a interação com os moradores, por meio de atividades como a apresentação do coral das crianças e rodas de conversa sobre temas relacionados ao capim dourado, como o selo de identificação regional – que está em processo de implantação – e o manejo,  levantando questões fundamentais para a preservação, como o combate ao tráfico da matéria-prima e a necessidade de criação de mecanismos que favoreçam a comunidade, enquanto pioneira na utilização do capim para a produção artesanal.

 Na abertura oficial, com a presença de lideranças da comunidade e do Estado, o presidente da Associação dos Artesãos Extrativistas  do Povoado de Mumbuca – realizadora do evento -, Edvan Ribeiro Gomes,  destacou a importância do capim dourado para o sustento das famílias. Segundo ele, a presença dos visitantes é uma oportunidade de se apresentar o trabalho, a cultura e hábitos da comunidade.

 Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino reforçou o fato de que o Jalapão e o capim dourado são referência do Tocantins. “Já viraram sinônimo da nossa identidade cultural”, pontuou, acrescentando o potencial de desenvolvimento da comunidade por meio dele.

 Superintendente de Turismo do Estado, James Possapp representou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza. Segundo ele, a Festa da Colheita demonstra o respeito da comunidade Mumbuca pelo capim dourado, bem como a preocupação em preservá-lo. “A Festa marca a data adequada para a coleta. Ela demonstra o compromisso dessa comunidade com o manejo adequado do capim dourado, para preservar e garantir que no próximo ano haja mais para coletar”, avaliou.

 Homenagem

Ainda no evento, a comunidade fez uma homenagem ao secretário Eudoro Pedroza pela contribuição e defesa do crescimento da região do Jalapão. Na ocasião, uma poesia sobre o capim dourado foi declamada, destinada ao secretário.

 A Festa da Colheita segue até domingo, com programação que envolve roteiro guiado até a vereda do capim dourado, prosa com famílias tradicionais quilombolas, oficina demonstrativa de artesanato, apresentações musicais, entre outras.

Patrícia Saturno / Governo do Tocantins

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde começa segunda fase de distribuição de vacinas contra a covid-19

O Ministério da Saúde começou a distribuição dos 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum, neste sábado (23).  O primeiro estado contemplado é o...

Revelada doença que torna organismo vulnerável à COVID-19

Cientistas da Universidade Washington em St. Louis (EUA) acreditam que os produtos alimentícios durante a pandemia eram considerados seguros, uma vez que, mesmo que haja vírus na superfície deles, o ácido...

Mormo: Tocantins suspende aglomeração de equídeos em cinco municípios e estabelece restrições em 12 limítrofes

Nessa sexta-feira, 22, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da portaria nº 021, publicada no Diário Oficial, suspendeu qualquer aglomeração de equídeos nos municípios de Santa Fé do...

Suspeito de praticar maus-tratos contra suas irmãs idosas são presos pela Polícia Civil em Palmas

Segundo o delegado José Antônio, às duas senhoras estariam sendo submetidas a situações desumanas e degradantes em uma residência localizada no centro da cidade de Paraíso. Conforme o Delegado, durante...