• Home
  • Destaque
  • Geral
  • Política
  • Bastidores da Política
  • Segurança
  • Artigos
  • Últimas notícias
Buscar

quarta-feira, julho 2, 2025
Início Segurança Segurança PF faz operação contra grupo suspeito de desviar encomendas dos Correios
  • Segurança
  • Últimas notícias

PF faz operação contra grupo suspeito de desviar encomendas dos Correios

11 de novembro de 2021
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    A área de segurança dos Correios colaborou durante a investigação. Prejuízo pode ser de quase R$ 500 mil em apenas uma das linhas afetadas.

    A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (11) uma operação contra uma quadrilha especializada em extraviar encomendas dos Correios. A investigação foi realizada pela Superintendência do Tocantins da PF porque existem indícios de que os desvios eram realizados no trajeto entre Palmas e Brasília (DF).

    Nesta quinta, 27 policiais cumpriram três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As ações foram em cidades do Distrito Federal e Goiás, incluindo buscas em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Todos os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Justiça Federal em Palmas.

    Esta nova operação foi chamada de Extravios II e é um desdobramento da Operação Extravios, que foi deflagrada pela PF em dezembro de 2020. Na época, suspeitos de integrarem o grupo foram presos.

    A PF informou ainda que contou com o apoio da área de segurança corporativa dos Correios e que os desvios eram feitos através de uma empresa terceirizada, contratada pela instituição para prestar serviços.

    Segundo a investigação, há fortes indícios do envolvimento de alguns motoristas da terceirizada no esquema. Eles teriam, durante os percursos, permitido o acesso de outros integrantes do grupo aos compartimentos de cargas dos caminhões para que realizassem os furtos.

    Os suspeitos teriam ainda desenvolvido um método que permitia a abertura dos lacres de segurança dos Correios e depois o fechamento deles sem que fossem destruídos. O objetivo era que os objetos fossem reaproveitados e que os Correios não pudessem alegar que os compartimentos de cargas dos caminhões teriam sido abertos em momento indevido.

    Um levantamento inicial incida quer as ações da organização geraram um prejuízo de pelo menos R$ 477.767,54 à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, porque ela era obrigada a indenizar os remetentes das encomendas.

    O prejuízo já levantado, segundo os Correios, é referente a apenas uma das linhas da terceirizada, entre Brasília e Belo Horizonte.

    Esta nova fase é destinada a realizar a prisão daqueles que a polícia acredita serem os principais integrantes do grupo, responsáveis por cooptar os motoristas.

    Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de peculato, furto e associação criminosa.

    Durante as buscas, a PF apreendeu dezenas de objetos que podem ter sido desviados, incluindo roteadores, máquinas de cartão, relógios, rádios de comunicação e outros eletrônicos.

    Objetos seriam fruto de desvios de encomendas dos Correios — Foto: Divulgação/Polícia Federal

    Objetos seriam fruto de desvios de encomendas dos Correios — Foto: Divulgação/Polícia Federal

    Fonte: G1 Tocantins

    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      Artigo anteriorCâmara Municipal presta homenagem ao 2° BPM
      Próximo artigoPolícia Militar divulga locais, datas e horários da avaliação médica e odontológica do concurso público em andamento
      Geovane Oliveira

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      Operação Paper Ox: Polícia Civil do Tocantins cumpre mandados e apreende veículos e dinheiro em ação contra fraudes em documentos agropecuários

      PF cumpre mandados e desarticula organização criminosa no Tocantins, Pará e Maranhão

      Operação Perfídia: Em Palmas, Polícia Civil apreende mais dois veículos adquiridos por meio de recursos desviados de empresas

      Geovaneo Oliveira Podcast

      Últimas notícias

      Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de...

      Durante agenda em Portugal, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, visitou, nesta terça-feira,...

      Operação Paper Ox: Polícia Civil do Tocantins cumpre mandados e apreende...

      Prefeitura de Palmas exonera servidores temporários para nomear aprovados em concurso...

      Supersalários no Judiciário crescem 49,3% em 2024, mostra estudo

      Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a...

      Prefeito em exercício de Palmas reúne secretários após afastamento de Eduardo...

      Senadora Dorinha, Amélio Cayres, Gaguim e Alexandre Guimarães participam de inaugurações...