Essa foi a primeira de uma série de visitas que o MPF pretende fazer nos hospitais do Estado no segundo semestre de 2014

capture-20140818-185609O Ministério Público Federal no Tocantins, por intermédio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, realizou vistoria no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) com o objetivo de verificar se o abastecimento de medicamentos materiais e insumos hospitalares já foi regularizado.

Durante a vistoria o procurador da República Fernando Antônio Alves de Oliveira Júnior ouviu médicos, enfermeiros e outros servidores do hospital e pôde constatar que ainda faltam alguns medicamentos como vancomicina injetável; polimixina B; ciproterona; e dietilestilbestrol, estes dois últimos são utilizados em tratamentos oncológicos.

Ao visitar o almoxarifado central o procurador foi informado que a falta de materiais como cola biológica e clips provisórios está prejudicando a realização de cirurgias neurológicas. Há também falta de fraldas, tubo n.° 8, água destilada, umidificador, máscara de oxigênio, cateter periférico, material de expediente, material para banho, cadeira de rodas, soro, gazes e coxim, espécie de colchão que evita o aparecimento de escaras em pessoas acamadas.

Na UTI constatou-se a falta de muitos medicamentos indispensáveis como caspofungina, piperacilina, polimixina b, tigeciclina, placa de hidrocoloide, gluconato de cálcio, cloreto de sódio, medicamentos antidepressivos, anlodipina, hidrolazina, espironolactona, fenobarbital e fentanil. Funcionários do setor informaram que, devido à falta de pagamento dos plantões extras, estão trabalhando com apenas 60% (sessenta por cento) da equipe da UTI e que o laboratório terceirizado não está realizando exames que precisam ser enviados para fora do Estado.

Em conversa com o diretor-geral do HGPP, Paulo Farias, o procurador foi informado que a previsão é de melhora na gestão da saúde, pois os recursos voltaram a ser administrados pela Secretaria de Saúde, e não mais pela Secretaria da Fazenda.

A vistoria é um procedimento padrão do MPF para acompanhar o cumprimento da ação civil 6650-45.2013.4.01.4300 que determinou ao Estado que regularize o abastecimento de medicamentos, materiais e insumos na rede hospitalar ligada à Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins.

Procuradoria da República no Tocantins