sáb. fev 27th, 2021

Microempreendedores contam com declaração do Imposto de Renda gratuita

Até o último dia 23, foram feitas 32 declarações pelos profissionais que atendem no prédio da Prefeitura

Credito Leila Mel-Ascom (R36A)A Sala do Empreendedor de Araguaína está fazendo gratuitamente a declaração do Imposto de Renda para os microempreendedores individuais (MEI). Eles têm até o dia 31 de maio para fazer a sua Declaração Anual Simplificada (DAS/SIMEI). Atualmente, Araguaína tem mais de quatro mil MEIs.

Todos os microempreendedores individuais devem fazer a declaração, independente se houve ou não faturamento no ano de 2014. O documento fiscal é obrigatório e a não entrega à Receita Federal gera multa e torna irregulares o CNPJ e o CPF.

A Sala do Empreendedor fica localizada no prédio da Prefeitura, na Rua 25 de Dezembro, 1º piso. A sala foi instalada pela Prefeitura de Araguaína e tem o apoio do Sebrae, Banco do Brasil, Aciara, Faculdade Católica Dom Orione e ITPAC. O atendimento é realizado das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

 Passo a passo

Para efetuar a declaração através da Sala do Empreendedor, o declarante deve estar com os documentos pessoais (RG e CPF), documentos da empresa, relatório mensal de receitas brutas e notas fiscais de saída de mercadorias e serviços.

 O microempreendedor deve saber qual foi o faturamento no ano anterior; quanto desse total foi obtido por meio de revenda (comércio) ou venda (indústria) de produtos; e se o MEI tem algum empregado. Os dois primeiros itens podem ser encontrados nos relatórios mensais de receitas brutas e nas notas fiscais que emitiu.

 Após isso, o profissional da Sala do Empreendedor vai acessar o site do Simples Nacional e selecionar e fazer a Declaração Anual Simplificada para o MEI. Essa declaração tem caráter meramente informativo e o empreendedor não terá de pagar nenhuma taxa caso esteja dentro do limite de faturamento para a MEI, que é de R$ 60 mil ao ano.

Se a empresa ultrapassar essa barreira, automaticamente será excluída do regime de MEI e virará uma microempresa – terá, por exemplo, de contratar um contador. Além disso, precisará arcar com mais imposto.

Para mais informações, os microempreendedores podem entrar em contato pelo telefone 3411-7026.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso pela Polícia Civil após ser flagrado com mais de 100 kg de maconha no carro

Em mais uma ação em desfavor do tráfico de drogas, a Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos da Polícia Civil (1ª DENARC – Palmas) e o Grupo de Atuação Especial...

Governador Mauro Carlesse lança PMTO Mobile e preside passagem de comando no 4° BPM de Gurupi

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou na tarde de quinta-feira, 25, em Gurupi, o sistema de tecnologia PMTO Mobile, que visa dar maior agilidade ao atendimento policial no...

Educação estima que mais de 3 mil crianças não estão matriculadas em Araguaína

Mais de três mil pais ainda não matricularam seus filhos em Araguaína, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria da Educação. As escolas e creches municipais de Araguaína retornaram às atividades, no...

Prefeito Neurivan Rodrigues busca recursos em Brasília junto aos deputados federais

Com objetivo de viabilizar recursos para realizar obras no município de Carmolândia a fim de melhorar a qualidade   de vida da população, o prefeito Neurivan Rodrigues está em Brasília em...