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Educação inclusiva de Araguaína é referência nacional para outros municípios

O número de profissionais para alunos com deficiência passou de 30 para 140 em menos de dois anos

Atividades com os alunosSalas com recursos multifuncionais, ônibus e escolas adaptadas, além de equipe multidisciplinar. Por essas ações e acompanhamentos regulares, Araguaína é destaque nacional quando o assunto é investimento em educação inclusiva. O Município, por meio da Secretaria da Educação, vem acompanhando e dando suporte para que as unidades escolares possam dar ensino de qualidade para os 500 alunos matriculados que tem dificuldade de aprendizagem.

Em menos de dois anos, o quadro de profissionais para alunos com deficiência saltou de 30 no início de 2012 para 140 em 2014. Para a diretora municipal de Ensino Especial, Valdene Martins Soares, o objetivo maior é valorizar o ser humano, independente da deficiência que a pessoa tenha, promovendo mais oportunidade e direitos a todos. “O objetivo maior do Município é primar pela qualidade de vida das pessoas com deficiência. Nosso trabalho é este: valorizar essa pessoa como ser humano”, explicou a diretora.

Referência em programas

A Rede Municipal de Ensino aderiu a vários programas nacionais do Ministério da Educação com relação a educação inclusiva. Atualmente, estão instaladas e em funcionamento 27 salas de recursos multifuncionais, dentro do Programa de Implantação de Recursos Multifuncionais.

Também aderiu ao Programa Educação Inclusiva, sendo o município polo responsável por 36 cidades da sua abrangência. Além disso, também aderiu ao Programa Transporte Escolar Acessível – Caminho da Escola, adquirindo dois ônibus escolares adaptados que transportam exclusivamente alunos com deficiências, tanto para as aulas quanto para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), rural e urbano.

Outro programa que o Município aderiu foi o Programa Escola Acessível. Ao todo, 33 unidades escolares já foram beneficiadas com verba destinada à promoção da acessibilidade, como a construção de rampas, adaptações em banheiros e ambientes escolares, adequações mobiliárias e nos espaços físicos. Por fim, Araguaína aderiu ao Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola (BPC)

Equipe multidisciplinar

A equipe é composta por 18 servidores: 2 psicólogas, 2 fonoaudiólogas, 3 assistentes sociais, 1 intérprete de Libras, 1 instrutora de Libras, 1 especialista em deficiência visual, 4 supervisores e orientadores de ensino especial, 1 assistente administrativo, 1 assessora técnica/pedagógica de ensino especial e a diretora de ensino especial.

Casos de sucesso

Para o frentista Carlos Antônio Dias de Carvalho, esse acompanhamento especializado tem sido um diferencial na vida do seu filho, Ruan Carlos, de 10 anos, que estuda o quarto ano na Escola Municipal Aurélia Buarque de Holanda. De acordo com o pai, Ruan tinha dificuldade na aprendizagem, tendo um comportamento muito agressivo tanto em casa como na escola, deixando de lado o gosto em aprender. Agora o comportamento do filho mudou.

“Ás vezes quando ele sai, quando volta já fala logo que tem uma tarefa pra fazer; o que não acontecia antes”, explicou Carlos Antônio. “Quando começou, teve uma mudança pra melhor”, disse alegre o pai. “Antes a gente cobrava dele para fazer as tarefas e ele deixava de fazer; agora não, é ele que lembra”, completou.

E o pequeno Ruan conta o que mais gosta na sala de recurso multifuncional na escola onde estuda. “Gosto do computador, ajuda a estudar. Eu acho o melhor lugar da escola”, disse o estudante.

Outro aluno que também tem um acompanhamento especializado na sala de recursos multifuncionais na escola é o Pedro Henrique Rios de Oliveira, de 10 anos, que estuda junto com Ruan. Além da aprendizagem com a professora Doralice Miranda de Carvalho que estimula concentração e raciocínio, Pedro também gosta de ficar no computador, por ter jogos educacionais que reforçam o seu aprendizado. “Gosto do computador, dos jogos que tem nele”, disse olhando para o equipamento.

Nessa escola, atualmente há nove alunos que tem acompanhamento na sala de recursos multifuncionais. De acordo com a professora Doralice, há uma mudança sensível no comportamento desses alunos e também no desenvolvimento educacional deles. “Temos atividades que estimulam o pensamento deles, a concentração e o raciocínio. Estimulando a criatividade, o desenvolvimento educacional e também o convívio social”, destacou Doralice. Neste tipo de acompanhamento, a professora se especializou em libras, braile e psicopedagogia, para melhor desenvolver as atividades com os alunos.

Acompanhamento

A diretora de Ensino Especial, Valdene Martins Soares, explicou que além do ensino regular, o aluno deficiente frequenta a sala de recursos multifuncionais, que é um atendimento especializado de acordo com a necessidade dele. “Ele tem que ser avaliado dentro da sua limitação. O que for trabalhado é o que deve ser avaliado”, completou.

Ainda segundo a diretora de Ensino Especial, os atendimentos são semanais, inclusive com o acompanhamento junto às famílias, onde são realizadas visitas in loco, conversando com os familiares para saber como está a criança, o que estão achando do acompanhamento e o que necessita.

As avaliações das atividades realizadas para as crianças são feitas mensalmente, analisando o avanço da criança e o que precisa melhorar. 

 

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Ao anunciar renúncia para 3 de abril, Amastha diz que experiência como prefeito lhe dá força para fazer mais por Palmas e pelo Estado

“Foram cinco anos de trabalho incansável  que fizeram Palmas melhorar em todas as áreas”, disse Amastha, pré-candidato ao governo do Tocantins.

“Amada Palmas, está chegando a hora; vamos que vamos”, escreveu o prefeito Carlos Amastha nesta terça-feira, 6, no Twitter, ao anunciar sua renúncia ao cargo para concorrer a governador do Tocantins para o próximo dia 3 de abril, às 8h45, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, onde fará a prestação de contas dos seus cinco anos  à frente do Prefeitura da Capital e transmitirá o cargo à prefeita em exercício Cinthia Abreu.

“São cinco anos de um trabalho incansável, mas de muito orgulho ao ver uma cidade transformada para melhor em todas as áreas, fruto de uma administração focada em fazer a cidade ser do palmense. Enfrentamos muitos desafios, inclusive a desconfiança de muitos que não acreditavam, primeiro na nossa vitória nas urnas e segundo no sucesso de nossa gestão”, ressaltou o prefeito.

Uma gestão moderna e transparente

Amastha lembrou que os resultados estão bem visíveis e mostram que, apesar dos desafios ainda a serem enfrentados, a política de modernização da gestão, a partir de critérios transparentes, colocou Palmas no lugar que ela merece estar, sendo referência nacional em áreas como educação e meio ambiente.

“O meu amor por Palmas e pelo Tocantins vai muito além da política, mas a experiência, como gestor e ser humano, à frente da Prefeitura, foi extremamente enriquecedora e me dá força para fazer ainda mais para a nossa Capital e nosso Estado”, lembrou Amastha.

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Mais do mesmo: farsa e tragédia

Na manhã deste último sábado, 27, o Governador Marcelo Miranda, em evento do PMDB (agora MDB) confirmou que disputará a reeleição. “Sumido” nos últimos meses, o Governador “reapareceu” em tom de campanha. Ele, como muitos pensavam, não está morto politicamente. Mas respira por aparelhos. O que as más línguas, a boca pequena já comenta, é que Marcelo e Siqueira estarão juntos no mesmo palanque nas eleições deste ano. Isto mesmo que você acabou de ler, caro leitor. Juntos! Obviamente que todos sabemos que eles pertencem a mesma origem. Marcelo Miranda foi eleito Governador a primeira vez apoiado por Siqueira, na extinta União do Tocantins. Depois de eleito “racharam” e tornaram-se opositores. Um velho filósofo dizia que a história se repete como farsa ou tragédia, neste caso em específico, as duas coisas. O Prefeito de Palmas, Carlos Amastha, desponta em todas as pesquisas com indicador muito acima dos demais. Ganha em todos os cenários e de todos os pretensos candidatos. Claro que estes números representam um percentual midiático, mas dado os cenários hipotéticos, dificilmente sofrerá alteração drástica.

Atribuo a isto essa possível e provável reconciliação entre Siqueiras e Mirandas. É a única forma que eles acreditam que possam “vencer” o Amastha, que por sua vez se consolida a cada dia. Só um detalhe mais do que determinante, subestimar a inteligência do povo é um erro crasso. Veja: ninguém entende uma anomalia dessas. Essa união é em nome de quê? Quais interesses? Quais projetos? Quais nacos populares? Nada! Apenas a tentativa quase desesperada de manter-se no poder a qualquer custo, não importa a forma e o método. Vão perder abraçados. Até abril, muita água vai rolar debaixo dessa ponte, mas como diria Mário Quintana:“Ninguém entra duas vezes no mesmo rio, sempre é um novo rio a passar”

 

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