A média estabelecida pelo MEC foi de 5.3 pontos e algumas escolas municipais ultrapassaram essa nota atingindo 6.2 pontos.

Após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo Ministério da Educação, Araguaína permaneceu dentro da média nacional. Treze das 22 escolas da Rede Municipal de Ensino de Araguaína se destacaram na Prova Brasil, que mede o nível de aprendizagem dos alunos em português e matemática, e mantiveram a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) que foi de 5.3 pontos. Três escolas ficaram com média acima de 6.0 na avaliação. Foram elas, a Domingos Souza Lemos, a São Domingos e a Casemiro Ferreira Soares, que atingiram as notas 6.2, 6.1 e 6.0, respectivamente.

As provas do Ideb foram aplicadas nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município, ainda no ano passado. As avaliações acontecem a cada dois anos com a finalidade de monitorar a qualidade da Educação Básica pela população por meio de dados concretos que serão utilizados na busca de melhorias para a área. “Essa conquista é o resultado de um planejamento eficaz de ações que a escola desenvolve em conjunto com a Secretaria de Educação, promovendo o conhecimento aos nossos alunos”, destacou Maria Oneli Santiago, diretora da Escola Municipal São Domingos.

Para o secretário da Educação, professor Jocirley de Oliveira, a união de uma série de fatores contribuem para o desempenho dos alunos na avaliação bianual. “Os resultados da avaliação do Ideb comprovam que os investimentos da Prefeitura de Araguaína em relação à melhoria da aprendizagem dos alunos estão no caminho certo. Queremos manter os resultados alcançados e iremos trabalhar para que haja um salto no desempenho de todas as escolas do município”, ressaltou o dirigente da pasta da Educação no município.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e funciona como um indicador nacional. O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar que é realizado anualmente. A média de desempenho utilizada para as escolas nos municípios é a da Prova Brasil.