qui. mar 4th, 2021

Com destaque para soja e milho, produção de grãos cresce 27,7% no Tocantins

Foto 1 - DivulgaçãoA expectativa para a safra 2013/2014, de acordo com os dados do 12º Levantamento de Produção de Grãos, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é que sejam colhidas mais de 3,35 milhões toneladas de arroz, feijão, soja, sorgo, milho entre outros grãos no Tocantins. A pesquisa mostra um aumento de 27,7%, se comparado com a safra 2012/2013, que produziu mais de 2,62 milhões de toneladas de grãos. No topo da lista da produção aparecem a soja e o milho.
 
Considerando toda a produção de grãos – incluindo algodão, amendoim, arroz, feijão e sorgo -, o milho e a soja, juntos, representam 81,5% da produção.  As safras de milho se comparadas com o período anterior, alcançaram um aumento de 52,5%, com 683,26 mil toneladas. Já a soja, apesar de um crescimento menor, continua no topo da lista de produção do Estado com 2.059,09 milhões de toneladas, 34% amais se comparada com as 1.536,44  milhão de toneladas produzidas no período anterior.
 
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagro) Luan Bacin, a produção do Estado tem uma representatividade muito grande na Região Norte do Brasil. “O Estado se destaca na produção de grãos, representando mais da metade de toda produção da Região Norte, com destaque principal para soja, que é o produto que representa 70% da produção”, ressaltou. 
 
A área plantada no Tocantins também obteve uma expansão significativa de 30,3% – passando de 813,9 mil hectares na safra 2012/2013, para 1.060,6 milhão de hectares na safra 2013/2014. O município de Presidente Kennedy é um exemplo do grande avanço da agricultura tocantinense. Até então inexpressivo na produção de grãos na safra 2012/2013, Presidente Kennedy contava com uma área de apenas 0,23 mil hectares e agora apresenta uma área de 3,22 mil hectares de plantio de grãos, um aumento de 1.297,8%.
 
Porém, o grande produtor de grãos do Tocantins continua sendo Porto Nacional, município que produziu na safra 2012/2013 462,23 mil toneladas e agora deve produzir 586,64 mil toneladas de grãos. Os números representam um crescimento de 26,9%. A área de produção do município também passou por uma expansão – de 163,35 mil hectares plantados na safra anterior para 206,74 mil, o que representa um aumento de 26,6%.
 
Ainda segundo o Luan Bacin, o Estado tem trabalhado para fortalecer a produção de grãos. “Várias são as ações desenvolvidas no Tocantins. Temos os projetos de irrigação que estão se encaminhando, a melhoria das estradas, que facilitam o escoamento dos grãos e que impulsionam o interesse pela expansão de áreas plantadas”, exemplificou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Carmolândia publica novo decreto de combate a pandemia do coronavírus

O prefeito de Carmolândia, Neurivan Rodrigues, reuniu, nesta quarta-feira, 3, com o secretário  de  saúde do município, Daniel Carneiro, para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus...

Prefeitura de Gurupi firma termo de cooperação técnica com Governo do Estado

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, participaram nesta quarta-feira, 03, de uma reunião no Palácio do Araguaia, em Palmas, com o Governador Mauro Carlesse, que...

Adriana Aguiar acompanha andamento de obras em escolas e visita espaço direcionado a práticas esportivas, em Araguaína

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, acompanhada dos superintendentes de Juventude, Esportes e Lazer, Clay Rios, e de Administração, Infraestrutura e Obras, Rômulo Junior, esteve...

Câmara anuncia novas medidas restritivas para conter o avanço do covid-19 na cidade

A Câmara Municipal de Araguaína, respeitando os atuais protocolos de segurança à saúde e considerando as medidas restritivas já decretadas pelo Executivo Municipal de Araguaína, especialmente no Decreto de n°...