O vice-governador Tom Lyra, participou nesta segunda-feira, 8, da formatura de passagem de Comando do 22º Batalhão de Infantaria – Batalhão Tocantins. Na ocasião, o coronel Roberto Adriano Dorneles de Matos passou o comando para o novo nomeado, coronel Cláudio Alexandre de Almeida Freitas.
Na oportunidade, Lyra afirmou que a presença do exército no Tocantins fortalece o comportamento cívico da população e destacou a aliança da instituição com governo do Estado. “A nossa presença aqui é a garantia que o estado do Tocantins apoia as ações do 22º Batalhão e, sobretudo, estamos agradecidos por toda a ajuda que ele nos tem dado”, disse.
Novo comandante
“Estou muito satisfeito por ter sido nomeado comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Tocantins, essa tradicional organização militar que tem como área de responsabilidade o estado do Tocantins. Nós trabalhamos integrados com os órgãos de segurança pública e agências governamentais, tanto federais, quanto estaduais e municipais, bem como diversos setores da sociedade.
Estamos prontos para cumprir com a nossa missão constitucional de defesa da pátria, de garantia da lei, da ordem e de participar e cooperar com o desenvolvimento nacional”, ressaltou o comandante empossado, coronel Cláudio.
Na ocasião, o ex-comandante, coronel Dorneles, falou sobre os dois anos que esteve a frente do 22º Batalhão. “Foi muito gratificante. Nós aprendemos muito com a sociedade local e com o pessoal aqui no Batalhão. Tivemos muitas missões externas, onde o Batalhão ficou quase cinco meses em Brasília por causa da segurança das copas das Confederações e do Mundo. A nossa interação com a sociedade e com as autoridades foi a melhor possível nesse período que estivemos aqui no coração do Brasil”, destacou.
A solenidade ainda contou com a presença do comandante Militar do Planalto, o general de Divisão, Racine Bezerra Lima Filho; comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de Brigada Sergio da Costa Negraes; autoridades do Estado e demais convidados.
22º Batalhão
Ao todo, 11 comandantes já passaram pelo Comando do 22º Batalhão de Infantaria – Batalhão Tocantins, que é formado por mais de 600 militares efetivos divididos em quatro companhias.