Pesquisa revela que já não se usa tanto o chamado crédito rotativo, que gera dívidas fora de controle 

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços divulgou dados que mostram que 85% dos brasileiros quitam o valor integral da fatura do cartão de crédito. A pesquisa foi feita pelo Datafolha com usuários do serviço.

A associação também apurou que a função débito ainda é a mais utilizada pelos consumidores. No primeiro trimestre deste ano, houve 1,26 bilhão transações no débito e 1,13 bilhão no crédito. No total, cerca de R$ 223 bilhões foram movimentados no mercado brasileiro com operações via cartão.

Mercado araguainense

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, Manoel de Assis, a conduta dos consumidores é um termômetro importante do mercado, uma vez que mostra mais planejamento de gastos. “O cliente sabe que não vale a pena usar o chamado ‘crédito rotativo’ porque senão a dívida vira uma bola de neve. Pagando a fatura de uma só vez, o lojista também ganha”, explica Manoel.

Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, os juros rotativos do cartão de crédito giram em torno dos 10,52%, uma dos mais altos do mercado.

O presidente da ACIARA lembra, também, que a forma como a compra é feita também define como a loja vai receber o pagamento. “Se a compra é feita parcelada no comércio, as empresas também recebem parcelado das operadoras de cartão de crédito. Se a compra é feita a vista, o recebimento é no mesmo modo”, informa.

 

Com informações da Folha de São Paul