Alunos da rede estadual participam de experimentos nos laboratórios de Física da UFT

Alunos da rede estadual participam de experimentos nos laboratórios de Física da UFT

Estudantes das escolas estaduais e conveniadas de Araguaína estão participando de visitas de estudos ao Laboratório de Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), como parte da programação da 3ª Semana Acadêmica de Física, que ocorre de 23 a 27 de abril. Nos dias 26 e 27, também será realizado o 2º Workshop em Ensino de Física do Tocantins.

A Semana Acadêmica está sendo realizada com a finalidade de promover uma interação entre professores universitários, estudantes de graduação e do ensino médio e professores da educação básica. E uma das ações é promover a visita dos alunos à universidade para que eles conheçam laboratórios e espaços de aprendizagens e de convivência.

Uma das primeiras escolas a participar do projeto foi o Colégio de Aplicação, que levou alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.

A professora Marina Gomes da Silva, do Colégio de Aplicação, ressaltou a importância do evento. “Os nossos alunos conheceram seis laboratórios e interagiram com diversos experimentos realizados pelos graduandos do curso de Física. Percebemos que os estudantes ficaram motivados para estudar mais e interessados em chegar numa universidade”, frisou.

Workshop de Física

Já o workshop de Física está sendo realizado, considerando o tripé do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão. Os professores da rede estadual que tiverem interesse em participar do workshop poderão fazer a inscrição até esta quinta-feira, 26, no site https://semfis2018.wordpress.com e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3416-5658 ou pelo e-mail [email protected].

A técnica de currículo da área de Ciências da Natureza da Diretoria Regional de Educação de Araguaína, Leila Ribeiro, fará uma participação no workshop, na mesa-redonda que será realizada na quinta-feira, 26, com o tema Ensino de Física: perspectivas e desafios da área no Tocantins.

“Vamos apresentar as experiências do ensino de Física nas escolas estaduais da nossa regional. Esta é uma ótima iniciativa para aproximar os alunos da universidade. Essa parceria com a UFT tem dado muito certo, Temos 20 alunos que foram premiados na Feira de Ciências do Tocantins”, explicou Leila.