Conecte-se conosco

Justiça

TRE-TO promove capacitação e atualização de servidores das ZEs para as eleições 2014

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) realiza, de 28 de julho a 1º de agosto no Anexo I e no auditório do TRE-TO, capacitação e atualização dos servidores das 35 Zonas Eleitorais (ZEs) sobre assuntos diversos que envolvem as eleições gerais deste ano. O objetivo é preparar os servidores para o pleito ao abordar alterações nos Sistemas Eleitorais, como ocorre em todas as eleições.

Os servidores estão recebendo treinamento sobre infraestrutura tecnológica para recepção, processamento e transmissão de dados; conhecimento e operacionalização com agilidade e de maneira correta dos Sistemas Eleitorais; manuseio de urnas eletrônicas. Ao final da qualificação, eles estarão aptos a realizar o Simulado Nacional – quando testes exaustivos são realizados para atestar a segurança e qualidade das urnas eleitorais -, que acontecerá em agosto, além de treinar mesários em suas respectivas ZEs.

O treinamento é promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e será dividido em duas turmas. A primeira terá capacitação nos dias 28 e 29 de julho com duração de 16 horas. A segunda receberá o treinamento entre os dias 29 e 1º de agosto e terá duração de 32 horas, por serem servidores recentes da Justiça Eleitoral.

Conforme Kathiene Pimentel da Silva, coordenadora de Educação e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas, o treinamento é importante para transmitir aos servidores que vão atuar nas eleições novos procedimentos e sistemas a serem adotados. “O servidor vai chegar na Zona Eleitoral sabendo o que tem que fazer e com segurança. Seguindo as orientações que serão repassadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e de toda a administração do TRE, eles poderão exercer com tranquilidade suas atribuições”, afirmou.

Os conteúdos serão repassados de forma expositiva e prática, com exercícios simulando situações vivenciadas no dia a dia dos trabalhos.

Confira a programação

28 de julho

Turma 1

Local: Anexo I

9h – Sistema de Gestão Integrada das Eleições

10h – Sistemas Eleitorais

14h – Transmissão de dados de votação

14h – Urnas Eletrônicas

29 de julho

Turmas 1 e 2

Local: Auditório do TRE-TO

9h – Treinamento de mesários

14 – Ginástica laboral

14h15 – Diretoria Geral

15h – Aspeq (Pesquisa e satisfação do eleitor)

15h30 – Secretaria de Gestão de Pessoas

16h30 – Secretaria de Tecnologia da Informação

15h45 – Secretaria de Administração e Orçamento

30 de julho

Turma 2  

Local: Anexo 1

9h – Visão geral do processo eleitoral

14h – Sistema de Gestão Integrada da Eleições

15h – Sistemas Eleitorais

31 de Julho

Turma 2

Local: Anexo 1

9h – Urnas Eletrônicas e Sistemas

14 – Urnas Eletrônicas e Sistemas

1º de agosto

Turma 2

Local: Anexo 1

9h – Urnas Eletrônicas e Sistemas

14h – Urnas Eletrônicas e Sistemas

16h – Sistema de Gestão Integrada das Eleições

15h – Transmissão de dados de votação

 

João Batista Araújo (Ascom/TRE-TO)

Continue lendo

Justiça

Integrantes do PCC são condenados a penas de 16 a 31 anos de reclusão por prática de homicídio

Em sessão do Tribunal do Júri finalizada na madrugada de terça-feira, 21, o Conselho de Sentença acatou as teses de acusação do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e condenou seis integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) por um crime de homicídio que teve como motivação a rivalidade entre facções, ocorrido em fevereiro de 2018, na cidade de Gurupi.

Os réus foram condenados pela prática de homicídio qualificado e pelo crime de organização criminosa, sendo sentenciados a penas que variam de 16 a 31 anos de reclusão, de acordo com os níveis de participação de cada um deles.

Conforme narrou o Ministério Público, unicamente por ter sido identificada pelo PCC como possível integrante de organização criminosa rival, no dia 12 de fevereiro de 2018 a vítima foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo enquanto estava em seu veículo. Os tiros atingiram seu crânio e tórax, ocasionando a sua morte.

Os disparos foram realizados por Leonardo Rodrigues da Silva, do interior de um veículo onde também estavam os réus Hiago Melquíades de Sousa, Hugo Jorge Marinho Mendes e Diego Ferreira Costa. Os outros dois envolvidos são Landerson Palmeira Botelho, responsável pela locação do carro utilizado na emboscada, e Jânio Alves Barbosa, mentor intelectual e autor da ordem para matar integrantes de facção rival

O Tribunal do Júri acatou as teses de homicídio qualificado sustentadas pelo Ministério Público, relativas à motivação torpe, emprego de meio que dificultou a defesa da vítima e perigo comum a terceiros que estavam no local. No carro que foi alvejado, encontravam-se também a namorada da vítima e um bebê, que não foram atingidos.

Continue lendo

Justiça

Corregedoria-Geral da Justiça realiza correição na Comarca de Araguaína

A Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, abre oficialmente nesta terça-feira, 21/9, os trabalhos correcionais nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais, unidades socioeducativas e entidades de acolhimento da Comarca de Araguaína. A solenidade de abertura ocorrerá virtualmente, com transmissão via canal do YouTube do Tribunal de Justiça, a partir das 14h, com a participação de juízes da Comarca e integrantes do Sistema de Justiça.

Todo o trabalho correcional será realizado remotamente, por videoconferência, no período de 22 de setembro a 1º de outubro, sendo presididos pela corregedora-geral da Justiça e coordenados pela juíza auxiliar da Corregedoria, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi. As atividades nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais, unidades socioeducativas e entidades de acolhimento serão acompanhadas e executadas pela equipe de correição composta pelos seguintes servidores: Célia Regina Cirqueira Barros, Fernanda Pontes Alcântara, Ketlen Karolynny Pinheiro Cruz, Leidjane Fortunato da Silva Borges, Lilian Carvalho Lopes, Maristela Alves Rezende, Michele de Souza Costa Romero, Rogério Liria Bertini e Vânia Ferreira da Silva Rocha.

As correições ordinárias são um importante momento de aproximação do Judiciário com os seus integrantes, representantes do Sistema de Justiça e a sociedade em geral, que podem participar com eventuais sugestões, elogios ou reclamações, apresentados, preferencialmente, por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Corregedoria-Geral da Justiça, ou ainda pelo e-mail [email protected].

A Comarca de Araguaína encerra o cronograma de correições ordinárias definido pela Portaria Nº 449/20021 CGJUS/SECORPE CGJUS, de 26 de fevereiro de 2021.

Kézia Reis – ASCOM CGJUS-TO

Continue lendo

                   

Política7 horas atrás

Presidente sanciona com vetos lei que previa compensações de ICMS

Entre os vetos, está o que garantia mínimos em saúde e educação.

Política16 horas atrás

Carlesse recebe apoio da prefeita Josi Nunes e do vice Gleidson Nato em sua pré-candidatura ao Senado

Um dia após o julgamento na TRE que inocentou o ex-governador Mauro Carlesse, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e...

Destaque1 dia atrás

Investindo R$ 44 milhões, Governo do Tocantins autoriza início das obras de recuperação asfáltica de 117 km da TO-374

Assinatura da ordem de serviço para execução dos serviços aconteceu nesta terça-feira, 21, em Lagoa da Confusão.

Estado1 dia atrás

Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o requerimento n° 1554/22 de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS),...

Política1 dia atrás

Zênis de Aquino Dias, pecuarista, é cotado para ser vice na chapa de Paulo Mourão

Cotado para a candidatura a vice-governador do petista Paulo Mourão nas eleições deste ano. Em Araguaína, Zênis já foi vereador...

Política3 dias atrás

Milton Ribeiro, ex-ministro do governo Bolsonaro, foi preso em operação da PF contra irregularidades no MEC

Agentes cumprem cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e...

Destaque3 dias atrás

PF investiga empresários suspeitos de superfaturar preço de leitos para Covid no Tocantins

Nesta quarta-feira, 22 de junho, a Polícia Federal realizou uma operação para apurar negócios que possam estar associados a atividades...

Destaque3 dias atrás

TRE reverte a decisão de afastar Josi Nunes e seu vice-prefeito por corrupção eleitoral

o Tribunal regional Eleitoral (TRE-TO) manteve Josi Nunes (União Brasil) e Gleydson Nato (PL) nos cargos de prefeita e vice-prefeito...

Política3 dias atrás

MP apura denúncia de incitação ao racismo praticada por vereador de Araguaína

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, instaurou procedimento para apurar caso...