Boneco do mamífero aquático foi exibido em praia de Manaus.
Pescadores matam o boto e usam sua carne para capturar a piracatinga..

Um boto gigante foi inflado na praia da Ponta Negra, em Manaus (AM), como alerta à população sobre o risco de extinção desse mamífero aquático, afetado diretamente pela pesca da piracatinga, peixe conhecido como douradinha. A iniciativa foi realizada neste domingo (27) pela Associação Amigos do Peixe Boi, a Ampa, que lançou uma campanha para arrecadar recursos e ajudar na fiscalização (saiba mais).

Pescadores caçam e matam os botos para usar a sua carne como isca e capturar a douradinha, chamada ainda de urubu d’água. A prática, difundida no interior do estado, ocorre também em zonas próximas a Manaus, capital do Amazonas

Estima-se que o volume de pesca provoque a morte de 67 a 144 botos-vermelhos por ano. Essa quantidade está bem acima da taxa natural de mortalidade, estimada anualmente em 16 animais. Isso tem causado uma redução drástica na quantidade de espécimes.

 

Estudo divulgado em 2011 mostra que, em uma década, a população de botos daAmazônia reduziu pela metade. As características da espécie contribuem para a vulnerabilidade desse mamífero amazônico. As fêmeas têm gestação de dez meses e cuidam dos filhotes por até quatro anos, ou seja, a inserção de outro boto na natureza é demorada.

O Fantástico exibiu reportagem no último dia 20 mostrando a ação dos caçadores de botos (veja o vídeo acima).

Moratória da pesca
Para reduzir a mortalidade de botos, o governo federal publicou este mês uma moratória que proíbe a partir de 1º de janeiro de 2015 a pesca e o comércio da piracatinga.

Segundo o Ministério da Pesca, a moratória vai resguardar a subsistência do pescador artesanal e, por isso, ficará autorizada a captura de até 5 quilos por dia para o consumo familiar. O governo vai estudar alternativas para a retomada da pesca da douradinha após o término da moratória.

Boto-vermelho inflado na Praia de Ponta Negra faz parte de campanha para reduzir a mortalidade desse mamífero aquático. A ação aconteceu neste domingo (27) (Foto: Bruno Kelly/Reuters)Boto-vermelho inflado na Praia de Ponta Negra faz parte de campanha para reduzir a mortalidade desse mamífero aquático. A ação aconteceu neste domingo (27) (Foto: Bruno Kelly/Reuters)