ter. jan 26th, 2021

Representante do Tocantins no Programa Jovens Embaixadores 2018 será conhecido nesta terça

A Embaixada dos Estados Unidos divulgará, nesta terça-feira, 31, às 19h30, a lista dos estudantes selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2018. Quatro estudantes da rede estadual de ensino estão na disputa para representar o Tocantins. Os vencedores passarão três semanas em intercâmbio nos EUA. O anúncio será feito pelo Canal Futura e pelo site Futura Play:  http://www.futuraplay.org/.

O Programa Jovens Embaixadores seleciona jovens da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que são exemplos em suas comunidades em virtude de sua capacidade de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. No Tocantins, a seleção dos estudantes é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A pasta realizou ampla mobilização em todo o Estado e registrou mais de 200 inscritos no processo seletivo do Jovem Embaixador 2018.

Os candidatos do Tocantins que irão disputar a vaga para 2018 são: César Sousa Silva, aluno do Colégio Estadual Adolfo Bezerra, de Araguaína; Eros Silvian Borges Coelho Teixeira, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira Costa, de Gurupi; Gabriel Gomes Neves, do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí; e Maria Carolina Azevedo, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, Paraíso.

Um deles será escolhido para representar o Tocantins no intercâmbio nos Estados Unidos de 13 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018. Os outros três alunos participarão do Curso de Imersão da Língua Inglesa, em Brasília.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, destacou a atuação da Seduc no incentivo à participação dos estudantes tocantinenses em iniciativas como o Jovens Embaixadores. “Temos trabalhado muito no sentido de estimular a participação dos nossos alunos em programas como esse, que reforçam o comprometimento com os estudos, o protagonismo juvenil e o voluntariado. A Seduc é parceira do Jovem Embaixador e de tantos outros projetos, porque eles valorizam o potencial dos alunos da rede pública e a relevância desses projetos é imensa para o crescimento dos nossos estudantes”, enfatizou.

O programa

Desde 2003, mais de 500 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as secretarias estaduais de educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil.

O Programa Jovens Embaixadores, realizado em todos os países do continente americano conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.

Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Antonio Andrade prestigia posse da nova defensora pública estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PTB), participou, na manhã desta segunda, 25, da sessão solene de posse da defensora pública geral do Tocantins, Estellamaris Postal. Ela assume a...

Governador Carlesse prestigia posse de nova defensora pública-geral

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na manhã desta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), da sessão solene de posse da defensora pública Estellamaris Postal...

Palmas: CIBS é acionada e resgata corpo de jovem afogado na Praia dos Buritis

Após duas horas ininterruptas de buscas, bombeiros militares localizaram e resgataram o corpo de um rapaz morto por afogamento na tarde deste domingo, 24, na Praia dos Buritis, região sul...

Em Araguaína, Polícia Civil investiga realização de festas por desrespeito a decreto para conter o avanço da Covid-19

Durante o levantamento feito pela Polícia Civil foi apurado que pelo menos sete pessoas estavam na liderança de um grupo de centenas de pessoas para a realização de várias festas,...