O míssil lançado pela Coreia do Norte tem capacidade para voltar a entrar na atmosfera terrestre, o que foi comprovado no último teste realizado por Pyongyang.

Um comunicado divulgado pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), citada pela Reuters revelou que o míssil balístico intercontinental testado nesta terça-feira por Pyongyang “tem capacidade de transportar uma ogiva nuclear pesada”. O último lançamento permitiu verificar que o míssil é capaz de voltar a entrar na atmosfera.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que o teste bem-sucedido de um novo míssil completa a capacidade estratégica de defesa de seu país, a qual conta com bombas atômicas, de hidrogênio e também mísseis balísticos intercontinentais. Kim Jong-un declarou que a Coreia do Norte não vai negociar com Washington até que os EUA abandonem sua política hostil em relação a Pyongyang.

Por sua vez, a agência Bloomberg, citando a KCNA, indica que líder norte-coreano tinha destacado que o objetivo do seu país é desenvolver um míssil balístico intercontinental “que possa atingir os EUA em 2017”.

A Coreia do Norte realizou em 4 de julho o lançamento de um míssil balístico em direção ao mar do Japão (mar do Leste). A TV estatal norte-coreana afirmou que o teste do Hwasong-14 foi bem-sucedido. No entanto a Rússia descartou a possibilidade de que o míssil lançado tenha sido intercontinental. De acordo com Ministério da Defesa russo se tratou de um míssil de médio alcance.

https://br.sputniknews.com