Foto: Felix Carneiro / Governo do Tocantins

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins lançou na manhã desta segunda-feira, 6, a campanha Maio Amarelo 2024 em Araguaína, região norte do estado, em solenidade de abertura que aconteceu na Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado. Na ocasião foram entregues três notebooks para a equipe de educação para o trânsito das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Araguaína, Colinas e Pedro Afonso, a fim de que os equipamentos sejam usados para o planejamento e desenvolvimento de ações feitas pela pasta nos municípios.

A abertura marca o início de uma série de ações desenvolvidas pelo Detran Tocantins e realizadas em conjunto com demais órgãos e instituições da esfera pública e privada no município, com o intuito de conscientizar a população sobre os altos índices de sinistros de trânsito no estado.

Sinistros de Trânsito em Araguaína

Um levantamento da gerência de estatística do Detran Tocantins mostra que de janeiro a março de 2024, Araguaína registrou 223 sinistros de trânsito, o que representa 29,34% dos dados registrados em todo o estado, que foram 760 ocorrências. Ainda de acordo com o setor, em torno de 19 pessoas morreram em decorrência de sinistros de trânsito no município no referido ano, evidenciando a relevância e urgência da campanha do Maio Amarelo em Araguaína.

Com os objetivos de reduzir estes números e estimular a segurança nas vias, o Detran Tocantins planejou uma série de atividades no município, entre elas estão: blitzes educativas, caminhadas, distribuição de materiais didáticos, peças teatrais temáticas, palestras em escolas e empresas, além de outras mobilizações necessárias voltadas para a conscientização e a educação no trânsito.

“Temos trabalhado arduamente para levar a mensagem das ações do Maio Amarelo a toda a população tocantinense e assim mobilizar o máximo de pessoas possíveis. Sabemos que Araguaína é um importante polo econômico para todo o estado. No ano passado registramos mais de 700 sinistros de trânsito no município e 73 mortes em decorrência dos sinistros. Tais números são inaceitáveis. Por isso, mesmo com os desafios que a temática envolve, o Detran Tocantins está comprometido em mudarmos esta realidade”, disse o presidente do Detran Tocantins, Willian Gonzaga.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade de abertura da campanha Maio Amarelo 2024 em Araguaína, a secretária de estado de ações governamentais, Valderez Castelo Branco, o deputado estadual, Jorge Frederico, o comandante do 2ª BPM de Araguaína, Coronel Valdeone, o diretor da Ciretran de Araguaína, Agimiro Dias, e Sheldons Sá, representando o Cetran/To e o Observaório Nacional, além de outras autoridades.

Maio Amarelo 2024

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a iniciativa completa 11 anos de movimento em 2024 e visa instigar a reflexão e o exercício da gentileza no trânsito por parte de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres, contribuindo para a construção de vias mais seguras, pacíficas e ordeiras.

Investimentos de 10 milhões no trânsito

Durante abertura oficial da campanha na última terça-feira, 30, no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, o Governador Wanderlei Barbosa anunciou o investimento de R$ 10 milhões destinados a sinalização e melhorias das estradas estaduais em municípios tocantinenses, promovendo a segurança no trânsito nos perímetros urbanos.

Órgãos parceiros

As ações que irão fazer parte da mobilização contarão com o apoio de diversos órgãos públicos, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), a Polícia Rodoviária Federal, (PRF) a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO).

por Detran / Governo do Tocantins

– Felix Carneiro / Governo do Tocantins file_download

– Felix Carneiro / Governo do Tocantins file_download