Somente em 2013, Araguaína contabilizou um total de 256 casos notificados e até junho deste ano 161 casos. A vacina está disponível nas UBS’s do município.
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, informa que já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) a segunda dose da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV). Para a realização da 2ª etapa da campanha, o Ministério da Saúde disponibilizou para Araguaína um total de 4.464 doses de vacinas, que também serão distribuídas em postos de vacinação nas escolas municipais e estaduais.
A vacina que previne o câncer de colo do útero, passou a ser disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir desta segunda-feira, 1º de setembro, para meninas com idade entre 11 e 13 anos. Toda a população alvo da campanha deve se dirigir até a UBS mais próxima de casa com o cartão de vacinação, o RG (ou a Certidão de Nascimento) e o Cartão SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde registrou, até o final de junho, quando houve a última atualização, um total de 161 casos notificados, entre os números, 39 foram registrados na população masculina e 122 na feminina. Os números são oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-Net).