A Prefeitura de Araguaína divulgou os valores dos contratos emergenciais para combater a pandemia do novo coronavírus. Segundo dados do Portal da Transparência do município, são vários os contratos firmados pela da secretaria de saúde municipal, juntos eles ultrapassam R$ 27 milhões.
Só em um contrato, com instituto saúde e cidadania — ISAC, são R$ 5,1 milhões, destinado à execução das ações e serviços complementares de prevenção e combate a covid-19. Recursos repassados ao município através de transferências do Sistema Único de Saúde do Governo Federal.//
Mesmo contando com um grande montante de recursos disponíveis, para o combate a pandemia, a cidade de Araguaína, se transformou no epicentro de casos da Covid-19 no estado do Tocantins. A cidade já registrou 65 mortes e mais de 4500 casos.
Dona Eva moradora da cidade questiona a gestão municipal: “Se o município recebeu tanto dinheiro, porque o prefeito Dimas não foi capaz de evitar que tantas pessoas fossem contaminadas e outras mortas pela covid-19” reclamou.
A divulgação dos gastos durante a pandemia de covid-19 é uma determinação que todas as prefeituras devem cumprir, para dar transparência ao que será investido, especialmente porque a maioria das compras é realizada em caráter, emergência o que dispensa, geralmente, a realização de licitações.

Nas redes sociais a população pergunta onde está o MP e Defensoria Pública do Estado?

Por Geovane Oliveira