Apresentação dos alunos ao Chefe do Estado Maior. - Ademir dos Anjos

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 09, no Auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), na Capital Palmas, a solenidade da aula inaugural do I Curso de Atirador Designado Policial. O curso tem como objetivo qualificar policiais militares nas técnicas de armamento e tiro de média distância, ampliando o perímetro de segurança da equipe, além de contemplar importante recurso em resposta, principalmente, aos crimes violentos e furtos qualificados realizados em instituições financeiras.

Os alunos do curso são policiais militares que estejam operando nas unidades do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Operações de Choque (BPCHOQUE), do Comando de Operações e Divisa (COD), Força Tática e Patrulha Rural dos batalhões de área. Cerca de 47 policiais da Polícia Militar do Tocantins participarão do curso, que terá carga horária de 102 horas-aula, em regime presencial, distribuídas em sete disciplinas ao longo de duas semanas.

O tema da aula inaugural foi “A evolução dos crimes violentos contra o patrimônio e possíveis soluções”, que foi ministrado pelo Tenente-coronel Lucélio França, oficial da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso. O oficial é Bacharel em Segurança Pública e possui mestrado em Física Ambiental, além de ser especializado em operações policiais especiais pelo BOPE do MT e em inteligência pelo Ministério da Justiça, entre outras especializações.

Durante a solenidade da aula inaugural houve apresentação dos alunos ao Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Sousa, feita pelo Coordenador do curso, o Major José Elianeo de Souza Pereira. Logo em seguida o Quinteto de Saxofones do Corpo Musical da PMTO entoou o hino Nacional Brasileiro.  Ao final, foi entregue uma homenagem da PMTO ao palestrante, o Tenente-coronel Lucélio França, oficial da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso.

O Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Sousa, ressaltou que este curso é de grande importância para a segurança dos policiais e da sociedade. “Este curso é mais uma oportunidade para os policiais da PMTO melhorarem a capacidade de resposta durante possíveis confrontos. O uso dessa técnica ajudará os policiais a resguardar as suas vidas e da população, tornando a segurança oferecida à sociedade mais eficaz”, disse o Coronel Cláudio Thomaz.

Presentes

Estiveram presentes ainda na solenidade o Subchefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Marizon Mendes Marques, o Assessor Militar Junto ao Tribunal de Justiça, Coronel Jaizon Veras Barbosa, o palestrante, o Tenente-Coronel Lucélio França, da PM do Estado do Mato Grosso, e demais autoridades civis e militares.

Cerca de 47 policiais militares farão o curso. – Ademir dos Anjos 

Apresentação dos alunos ao Chefe do Estado Maior. – Ademir dos Anjos

Entrega de homenagem ao palestrante. – Ademir dos Anjos