55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, janeiro 23, 2026

MPF vai recorrer de decisão de Moro para aumentar pena imposta à Lula

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou hoje (12) que vai recorrer à Justiça para aumentar a pena imposta pelo juiz federal Sérgio Moro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar da sentença favorável, os procuradores discordaram de alguns pontos da decisão.

Em nota à imprensa, o MPF no Paraná, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, destacou que a decisão de Moro tramitou de forma transparente e permitiu ampla possibilidade de defesa. “A atuação da instituição é apartidária, técnica e busca investigar e responsabilizar todas as pessoas envolvidas em atos de corrupção, além de devolver aos cofres públicos os valores desviados nesse gigantesco esquema criminoso. A ação penal contra o presidente Lula é uma dentre várias que foram propostas na Lava Jato contra centenas de pessoas acusadas por corrupção”, afirmou o MPF.

A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A sentença prevê que Lula poderá recorrer da decisão em liberdade. No documento, Moro afirmou que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente.

Após a divulgação da sentença, a defesa do ex-presidente afirmou que Lula é inocente e classificou a condenação como decisão política.

“O presidente Lula é inocente. Por mais de três anos, Lula tem sido objeto de uma investigação politicamente motivada. Nenhuma evidência crível de culpa foi produzida, enquanto provas esmagadoras de sua inocência são descaradamente ignoradas. Este julgamento politicamente motivado ataca o Estado de Direito do Brasil, a democracia e os direitos humanos básicos de Lula. É uma grande preocupação para o povo brasileiro e para a comunidade internacional”, diz trecho da nota.

Edição: Amanda Cieglinski
André Richter – Repórter da Agência Brasil

Últimas Notícias

Em Araguaína, Polícia Civil apreende drogas, arma de fogo e prende traficante ligado à facção criminosa

Substâncias entorpecentes foram encontradas até dentro de frigobar Na tarde...

Wanderlei Barbosa entrega viaturas e complexo de delegacias à Polícia Civil no sul de Palmas

Centralização dos serviços garantirá mais agilidade nos procedimentos policiais...

Carlesse, Halum e Larissa se filiam ao PSD de Irajá Abreu em articulação nacional

O ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, oficializou nesta quinta-feira...

PT tentou filiar Cinthia Ribeiro para disputa ao Governo do Tocantins, mas recebeu negativa

Nos bastidores da política tocantinense, uma articulação de peso...

Veja também